A GAC Motor entra em Portugal através do Grupo JAP e já divulgou os preços para o seu primeiro modelo no país – o Aion V, que é um SUV com dois níveis de equipamento (Premium e Luxury).
A tabela de preços válida, com IVA, é de 40.990 euros na variante Premium, subindo para os 42.490 euros na variante Luxury.
No entanto, a versão Premium chega em preço de campanha por 29.990 euros + IVA (cerca de 36.887,7 euros), em condições válidas até ao fim de novembro sem despesas de legalização e transporte.
Motor, bateria e autonomia
O automóvel tem um motor com 204 cv de potência e 240 Nm de binário, podendo atingir os 160 km/h de velocidade. É de tração dianteira e apresenta uma autonomia combinada de 510 km (ciclo WLTP).
Isso é possível graças à bateria produzida pela própria GAC em colaboração com a CALB. Em carregamento ultra rápido, é possível recuperar 370 km de autonomia em 15 minutos.
Design exterior
O Aion V possui linhas elevadas no perfil lateral e jantes em liga leve de 19 polegadas. Assume-se como tendo uma “postura desportiva e robusta”, e não lhe faltam as barras de tejadilho. Os puxadores das portas estão embutidos na carroçaria, o que embeleza o automóvel e é vantajoso aerodinamicamente.
Encontram-se faróis LED retangulares à frente, dispostos na longitudinal, enquanto atrás os farolins são verticais e aplicam o conceito ‘Cyber Dragon Claw’ que ‘imita’ as garras de um dragão. A grelha dianteira é ativa. O tejadilho pode ser panorâmico.
São diversas as decorações possíveis, incluindo duas com tejadilho contrastante (Azul Galaxy e tejadilho em branco e Laranja Sunset com tejadilho branco).
Por dentro
O interior do Aion V é espaçoso, quer para os passageiros, quer para a bagagem. O banco traseiro pode inclinar até 137º, para além de ter um ajuste modular 27º + 20º progressivo com 18 posições diferentes.
À frente, o ajuste dos bancos é eletrónico, incluindo funções de memória e de massagem na variante Luxury. São aquecidos, tal como o banco traseiro onde podem seguir até três adultos. À frente, os bancos são, também, ventilados.
O volante é aquecido, há carregamento sem fios para telemóveis compatíveis, iluminação ambiente inteligente e a porta da bagageira é elétrica e inteligente. O ar condicionado automático é de duas zonas.
Na variante Premium, o revestimento interior é em couro sintético, mas na Luxury é couro genuíno. Em Luxury, os ocupantes encontram mesa rebatível na segunda fila e até um frigorífico de bordo com 6,6 litros de capacidade. A estrutura serve, também, como apoio de braços. O sistema de som premium de três vias é outra característica do Aion V.
Assistências à condução e sistemas de segurança
Sem esquecer o apoio ao condutor e a segurança dos ocupantes, o GAC Aion V surge com uma ampla lista de sistemas. Há cruise control adaptativo, avisos de colisão frontal e traseira, aviso e prevenção de saída de faixa, alerta de tráfego traseiro, reconhecimento de sinais de trânsito, travagem de emergência automática e deteção de ângulo morto.
Por dentro, o automóvel possui sete airbags: frontais, laterais, de joelho para o condutor e central entre os bancos dianteiros. Este é “projetado para evitar colisões entre ocupantes em impactos laterais severos”.
Leia Também: Mais um construtor chinês chega à Europa (com SUVs a combustão)