Em agosto passado, surgiram rumores sobre o fim de produção do Volkswagen Touareg em 2026 – depois de 24 anos. Agora, especula-se que terá uma versão totalmente elétrica até ao fim da década, naquele que seria o ID. Touareg.
Importa ressalvar, antes de tudo mais, que o fim da produção do Touareg convencional não é oficial. De facto, em agosto o Auto ao Minuto contactou a Volkswagen que não confirmou (mas também não desmentiu) os rumores.
A informação sobre a chegada do ID. Touareg no médio prazo é adiantada pelo Automobilewoche. Isto numa altura em que a Volkswagen mudou a sua estratégia de nomenclatura dos veículos elétricos. A sigla ‘ID.’ mantém-se, mas os números são, agora, substituídos por nomes marcantes.
Já foi o caso confirmado no ID. Golf totalmente elétrico, apresentado este mês na IAA Mobility em Munique – assim como acontecerá com o aguardado ID. Roc. Acredita-se que o ID. Touareg vá ser o primeiro assente na nova plataforma escalável SSP (e não o ID. Roc, que será o T-Roc elétrico), com produção em Bratislava na Eslováquia.
Ou seja, se assim for, o Touareg elétrico não vai partilhar a plataforma com o Porsche Cayenne – que em 2026 entra numa nova geração totalmente elétrica assente na arquitetura Premium Platform PPE de 800 volts. Escreve o CarScoops que o Volkswagen ID. Touareg não deverá ser introduzido antes de 2029.
De referir que, desde o seu lançamento original e em todas as suas três gerações, o Touareg foi baseado na mesma plataforma do Cayenne. Algo que parece destinado a ser diferente com as versões elétricas dos modelos alemães do Grupo VW.
Dois elétricos da VW adiados
Esta semana, o Handelsblatt noticiou que o ID. Golf e o ID. Roc não deverão começar a ser produzidos antes de 2030. Isto devido a constrangimentos orçamentais e às vicissitudes do mercado.
Os dois modelos vão ser produzidos em Wolfsburgo, mas o enquadramento orçamental obriga a adiar as intervenções necessárias na unidade fabril para a produção de elétricos.
Leia Também: Gama elétrica Volkswagen ID. deixa números. O ID.Polo chega em 2026