Sem categoria Tesla vai redesenhar puxadores das portas na sequência de investigação

Tesla vai redesenhar puxadores das portas na sequência de investigação


Na sequência de uma investigação aberta pela Administração Nacional da Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA) nos Estados Unidos da América, a Tesla vai reformular os puxadores das portas nos seus carros.

 

A decisão foi anunciada pelo diretor de design do fabricante, Franz von Holzhausen, num podcast da Bloomberg: “Penso que a ideia de combinar o eletrónico e o manual juntos num botão faz muito sentido. É algo em que estamos a trabalhar“.

O objetivo é que a operação dos puxadores seja mais intuitiva e simples de usar em “situação de pânico”. Assim, terão mecanismos de abertura eletrónicos e manuais – que já existem atualmente, mas em locais separados.

Mais de 170 mil Tesla investigados

A abertura manual faz-se a partir do interior, o que pode dificultar o acesso ao interior – por exemplo, em situações de emergência ou com crianças presas, incapazes de aceder ao mecanismo.

A investigação da NHTSA incide em 174.290 Tesla Model Y do ano de 2021. Os casos relatados são, sobretudo, de “pais a sair do veículo para tirar ou pôr uma criança no banco de trás antes de começar a condução” – sendo incapazes de “reabrir uma porta outra vez” para voltarem a ter acesso ao habitáculo. Em quatro situações, teve de ser quebrada uma janela.

Desde 2018, já foram recebidas mais de 140 queixas relativas ao mau funcionamento das portas de automóveis da Tesla. Só em 2023, foram recolhidos mais de 120 mil veículos nos Estados Unidos da América, devido ao risco de ficar preso no interior em caso de incidente.

As circunstâncias da China

Entretanto, há rumores de que as entidades reguladoras da China estão a estudar como proibir os puxadores das portas integrados nas carroçarias em viaturas que circulem no país.

A Tesla está presente no mercado chinês, encontrando-se atualmente a analisar a situação – segundo disse Franz von Holzhausen: “Teremos uma solução realmente boa para isso”, garantiu.

Leia Também: Problemas a abrir as portas. Milhares de Tesla investigados nos EUA

Related Post

Generated by Feedzy