Sem categoria Panasonic quer ter bateria “líder mundial” de alta capacidade até 2027

Panasonic quer ter bateria “líder mundial” de alta capacidade até 2027


Até 2027, a Panasonic quer ter pronta uma inovadora bateria para carros elétricos que está a desenvolver – com maior capacidade e, consequentemente, abrindo a possibilidade de autonomias maiores. A ideia é estrear uma amostra até março de 2027.

 

De acordo com a agência Reuters, a expectativa da tecnológica japonesa que fornece a Tesla é a de proporcionar uma capacidade “líder ao nível mundial” – aumentada em 25 por cento.

Isso significaria, por exemplo, expandir a autonomia de um Tesla Model Y em quase 145 km face às baterias atuais. E a tecnologia também as pode tornar mais leves e, eventualmente, mais baratas.

Trata-se de um conceito de baterias de estado sólido sem ânodo. O desenho permite que exista mais espaço para materiais catódicos como o alumínio, cobalto ou níquel (embora a Panasonic queira reduzir a proporção de níquel para que o custo seja menor). Em termos mais simples, a tecnologia em causa permite aumentar a capacidade da bateria sem fazer crescer o tamanho.

Panasonic tem concorrência

Não é só a Panasonic que pretende introduzir este tipo de tecnologia em baterias automóveis. Há concorrência de grandes fabricantes automóveis.

Desde logo, dentro do Japão, onde também há investimento de Honda, Nissan e Toyota para tentar chegar a produtos funcionais com a tecnologia em causa.

O desenvolvimento de baterias para veículos tem vindo a progredir significativamente ao longo dos anos. As barreiras e limitações face aos motores de combustão tradicionais ainda existem, mas têm vindo a ser  esbatidas, por exemplo, ao nível de autonomia, peso ou custos.

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