António Félix da Costa pôs um ponto final à sua ligação à Porsche, onde foi piloto de fábrica desde 2023 – focado, sobretudo, no Campeonato do Mundo de Fórmula E. A saída é efetiva a partir de amanhã, 20 de setembro, segundo o fabricante.
O piloto de Cascais anunciou nas redes sociais: “Esta parceria com a Porsche chegou ao fim. Foram três anos incríveis, onde tive a possibilidade de realizar um sonho de criança: correr pela maior marca de carros do mundo, ganhar corridas e, eventualmente, este ano até ganhámos o campeonato do mundo por equipas“.
Num resumo da sua passagem pela Porsche, Félix da Costa falou de “momentos muito bons e momentos menos bons” – e, mesmos estes, leva para o futuro: “Definiram-me como pessoa, como atleta, e mostraram que o limite da resiliência não existe”, referiu.
Para além de mostrar gratidão aos seus seguidores, o português deixou ainda uma garantia: “O futuro é brilhante“.
Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport, despediu-se de Félix da Costa num comunicado: “Teve um papel decisivo ao permitir-nos alcançar esse feito [o título de Fórmula E de 2024/2025]. Momentos como a ultrapassagem dele na Cidade do Cabo e a nossa primeira vitória caseira em Berlim ficarão nas nossas memórias e fazem parte da história da Porsche na Fórmula E. Estamos orgulhosos de tudo isto e gostaria de o agradecer por isso. Também gosto muito da sua disposição consistentemente positiva e tranquila”.
Já o diretor da Porsche para a Fórmula E, Florian Modlinger, comentou: “Em três anos muito intensos conosco, o António provou a sua classe, com cinco vitórias no Porsche 99X Electric. Ele impressionou todos na equipa, acima de tudo com as qualidades de corrida dele, como ele consegue ler a corrida e fazer o seu caminho em frente. Agradeço ao António pelos feitos dele, mas também pela abordagem direta e transparente, tal como pelo apreço que ele mostrou por todas as pessoas na equipa”.
Três anos de Fórmula E (e Le Mans)
A passagem de António Félix da Costa pela Porsche começou em 2022/2023 e teve como grande foco o Mundial de Fórmula E. Nunca conseguiu repetir o título de 2020, mas obteve cinco vitórias e um total de seis pódios, tendo como melhor resultado final num campeonato o terceiro posto de 2024/2025.
Também teve a oportunidade de disputar a edição de 2023 das 24 Horas de Le Mans num Hypercar do fabricante alemão ao serviço da Jota – acabando no 13.º lugar.
Já este ano, regressou à prova francesa, mas nos LMP2 ao serviço da AF Corse. Foi 26.º no absoluto, nono dos LMP2 e quarto nos LMP2 Pro-Am.
Foram três anos de altos e baixos, que acabaram com um 2025 marcado por tensões com o colega de equipa Pascal Wehrlein – que até foram repreendidos pela equipa quando, no ePrémio de Berlim, o alemão bateu na traseira do carro do luso num treino livre.
Futuro na Jaguar?
Embora ainda não seja oficial, segundo o Racing News 365 o destino mais provável de António Félix da Costa é a Jaguar – também na Fórmula E.
O futuro do piloto poderá ser anunciado nos próximos dias, depois de findo o vínculo à Porsche já este sábado, dia 20 de setembro.
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