Sem categoria Stellantis reaproveita baterias e apoia pessoas com mobilidade reduzida

Stellantis reaproveita baterias e apoia pessoas com mobilidade reduzida


Não há uma ‘fórmula’ única sobre o que fazer com as baterias de alta voltagem dos carros elétricos depois do fim da sua vida útil. As abordagens são diferentes, e agora a Stellantis disponibiliza-as também para uma solução orientada às pessoas com mobilidade reduzida.

 

É o Avathor One, um dispositivo médico que também se destina àqueles que usam cadeira-de-rodas. Este utiliza, apenas, baterias reutilizadas da Stellantis, que são reaproveitadas através da SUSTAINera graças a um acordo de fornecimento com a Intent.

Também estão envolvidas a Italdesign e a Avathor, uma start-up italiana que se propõe a “melhorar a acessibilidade e independência ao desenvolver e fabricar dispositivos médicos elétricos avançados e serviços de mobilidade partilhada”.

Os módulos originais de 15 kWh são desmontados e colocados em novas unidades, de modo a serem adaptados ao Avathor. Assim, este dispositivo tem 1,4 kWh de capacidade de curto alcance e 2,8 kWh de longo alcance, possuindo o Sistema de Gestão de Bateria (BMS).

As baterias de alta voltagem retiradas do uso automóvel são geridas pela SUSTAINera, uma divisão da Stellantis que está dedicada à economia circular. As suas atividades abrangem outras parcerias, incluindo uma de armazenamento de energia para o Aeroporto de Roma Fiumicino em Itália.

No caso do Avathor, esta divisão da Stellantis recolhe as baterias em fim de vida na zona de Turim para lhes dar este reaproveitamento ao serviço das pessoas com mobilidade reduzida.

Leia Também: Stellantis abandona planos de gama totalmente elétrica até 2030

Related Post

Generated by Feedzy