O novo BMW X5 vai chegar ao mercado com a promessa de versatilidade: serão cinco tipos de motorizações diferentes: gasóleo, gasolina, elétrica, híbrida plug-in e célula de combustível a hidrogénio (iX5 Hydrogen).
O hidrogénio será a grande novidade na gama de produtos do fabricante bávaro. Chegará em 2028, com o iX5 Hydrogen a ser o primeiro modelo de sempre de produção em série da marca movido a hidrogénio.
A base é a terceira geração do sistema de células de combustível, num desenvolvimento em conjunto com a Toyota Motor Company – que será mais compacto, potente e eficiente.
A BMW também se insere na iniciativa HyMoS (Hydrogen Mobility at Scale), que atua para “apoiar ecossistemas a hidrogénio para mobilidade”, e conta com a cooperação de “parceiros industriais e institucionais”. O objetivo é “aumentar a viabilidade económica dos ecossistemas de mobilidade a hidrogénio, reunindo a procura por todo o tipo de veículos”.
Michael Rath, vice-presidente do Grupo BMW para veículos a hidrogénio, afirmou: “O novo BMW X5 Hydrogen será um verdadeiro BMW – pioneiro na sua classe e ao proporcionar o típico prazer de condução BMW”.
Este novo X5 terá, também, motorizações a gasóleo, gasolina, elétrica e híbrida plug-in. O diretor da BMW AG para o desenvolvimento, Joachim Post, comentou: “Ao lançar o novo BMW X5 com uma escolha de cinco variantes de sistema, estamos, mais uma vez, a mostrar a nossa posição de liderança como pioneiros tecnológicos. O hidrogénio tem um papel essencial a desempenhar na descarbonização global, e é por isso que estamos comprometidos por levar a tecnologia em frente”.
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