Sem categoria Stellantis alvo de violação de dados de clientes na América do Norte

Stellantis alvo de violação de dados de clientes na América do Norte


Houve um roubo de dados de clientes da Stellantis na América do Norte. O grupo que congrega mais de uma dezena de marcas automóveis revelou que o ataque foi à plataforma de um prestador de serviços externo que apoia as operações de apoio ao cliente naquela região.

 

Pode ler-se também num comunicado: “As informações pessoais envolvidas foram limitadas a informações de contacto. É importante sublinhar que a plataforma afetada não armazena informações financeiras ou pessoais confidenciais, e nenhuma foi acedida”.

A Stellantis esclareceu que ativou “imediatamente os protocolos de resposta a incidentes”, além de abrir “uma investigação abrangente” e de tomar “medidas imediatas para conter e mitigar a situação”. A empresa está, também, a informar os clientes afetados e as autoridades.

E ficou ainda o conselho: “Apelamos aos clientes a permanecerem vigilantes contra possíveis tentativas de ‘phishing’ e evitar clicar em ligações suspeitas ou partilhar informações pessoais em resposta a e-mails, mensagens de texto ou chamadas inesperadas”.

Não foi anunciado o número de clientes afetados nesta fuga de dados, nem o tipo de informações de contacto envolvido.

A Stellantis é o segundo grande conglomerado automóvel a ser alvo de um crime informático em larga escala em menos de um mês. A Jaguar Land Rover no fim de agosto – num ataque que comprometeu dados e mantém a produção suspensa até agora.

Ciberataques às bases de dados Salesforce

Segundo o site Bleeping Computer, a Stellantis é outra ‘vítima’ da recente vaga de ataques às bases de dados Salesforce. O grupo de extorsão ShinyHunters já reivindicou a autoria do ataque. Em causa, dizem os hackers, estão mais de 18 milhões de registos relativos a clientes, com acesso a nomes e contactos.

Este ano, o mesmo coletivo tem tido como alvo clientes Salesforce, incluindo grandes empresas como a Cisco, Cloudflare, Google ou Louis Vuitton.

Leia Também: Governo britânico ajuda Jaguar Land Rover a recuperar de ciberataque

Related Post

Generated by Feedzy