Sem categoria Baterias mais leves e eficientes? Stellantis estreou nova tecnologia

Baterias mais leves e eficientes? Stellantis estreou nova tecnologia


O desenvolvimento de tecnologias para carros elétricos continua, e a Stellantis colaborou com a Saft para estrear o sistema integrado de bateria inteligente (IBIS) num protótipo de automóvel.

 

Em comunicado, a empresa esclareceu que um Peugeot E-3008 da nova geração é, agora, o primeiro veículo elétrico a bateria (BEV) totalmente funcional com o sistema IBIS.

A grande diferença neste conceito é a introdução das funções de inversor e carregador diretamente na bateria, seja qual for a composição química da mesma. A arquitetura permite corrente alternada e corrente contínua.

Neste momento, decorre a fase 2 do projeto, que conta com o apoio do governo de França. Agora, serão realizados testes reais de condução, esperando-se que a tecnologia IBIS possa ser integrada em veículos de produção em série do grupo Stellantis ainda esta década.

Mais-valias do IBIS

Sistema IBIS© Stellantis  

O IBIS tem vantagens do ponto de vista da eficiência energética (até dez por cento melhorada em ciclo WLTC) e de potência (ganho de 15 por cento com bateria do mesmo tamanho). O tempo de carregamento desce cerca de 15 por cento e a economia de energia ronda os dez por cento.

Esta solução permite, igualmente, reduzir o peso dos automóveis em cerca de 40 kg, para além de representar menos 17 litros de volume. Há, ainda, vantagens do ponto de vista da facilidade de manutenção e reaproveitamento de baterias para outros propósitos.

O peso, a poupança de energia, o tempo de carregamento e o volume ocupado pelos conjuntos de baterias são alguns dos principais desafios a superar em carros elétricos – cuja autonomia ainda está aquém daquela que se vê em modelos equivalentes a combustão.

Também o reaproveitamento ou reciclagem de baterias quando deixam de ser aptas para automóveis é uma questão a ter em conta. Há projetos, incluindo da Stellantis, para assegurar uma ‘segunda vida’ às baterias, como o exemplo o Avathor One para ajudar idosos ou pessoas com mobilidade reduzida.

Leia Também: Stellantis reaproveita baterias e apoia pessoas com mobilidade reduzida

Related Post

Generated by Feedzy