Há mais um carro elétrico chinês no mercado português. É o Changan Deepal S07, que foi oficialmente apresentado em Portugal no passado dia 19 de setembro.
Segundo a página oficial do ACP – Automóvel Club de Portugal, o automóvel chega com um preço a partir dos 44.990 euros, que pode ser maior consoante versões e nível de equipamento. A garantia da bateria é para oito anos ou 200 mil quilómetros, e para o carro é de sete anos ou 160 mil quilómetros.
Changan Deepal S07
O primeiro modelo desta marca chinesa para Portugal apresenta uma potência de 160 kW/218 km e 320 Nm de binário. Assente na plataforma elétrica EPA1, o automóvel de tração traseira tem uma bateria com capacidade para 79,97 kWh e permite uma autonomia de 615 km em ciclo urbano combinado WLTP).
Os carregamentos podem demorar pouco menos de 50 minutos dos 10 aos 80 por cento, em carregamento rápido. Há travagem regenerativa e função bidrecional Vehicle-to-Load (V2H).
Com silhueta de coupé SUV, teve o seu design totalmente desenvolvido em Itália. À frente, há uma barra de luz LED que se estende em toda a largura do automóvel, e os puxadores das portas são elétricos e integrados na carroçaria.
Mecanicamente, o Changan Deepal S07 tem suspensão dianteira MacPherson e traseira multi-link, sendo que em termos de travagem encontra-se disco ventilado à frente e disco atrás.
Os faróis LED de alta eficiência também estão em destaque, enquanto as cores de carroçaria “inspiradas nas estrelas” são cinco: branco Comet White, cinzento Lunar Gray, cor-de-laranja Sunset Orange, preto Eclipse Black e verde Nebula Green.
Por dentro
A bordo, o habitáculo espaçoso surge com bancos dianteiros ergonómicos (com regulação elétrica e função memória para o condutor). Ambos são ventilados.
O tejadilho é panorâmico e os materiais escolhidos são de qualidade premium – promete a Changan. Há um ecrã central rotativo de 15,6 polegadas para o sistema de infoentretenimento e um head-up display (HUD) de realidade aumentada que exibe as informações importantes (como navegação ou velocidade) no campo de visão do condutor.
Há três modos de condução selecionáveis (Eco, Conforto e Sport), acrescendo-se um personalizado. O sistema multimédia inclui ‘chip’ Qualcomm.
Os ocupantes podem contar com carregamento sem fios para smartphones e, os que vão atrás, têm um ecrã tátil próprio. É possível ligar o carro a um smartphone através de Android Auto ou Apple CarPlay. O sistema de som premium é composto de 14 colunas.
O automóvel tem, por dentro, três opções de cores: branco, cor-de-laranja e preto.
Segurança
A segurança não foi esquecida pelo novo Changan Deepal S07, que possui sistema de assistências avançadas à condução (ADAS) – incluindo cruise control adaptativo inteligente que pode gerir a velocidade dos 0 aos 130 km/h e cruise control adaptativo que se adapta autonomamente em velocidades de até 150 km/h.
Entre outros recursos, também há aviso de colisão frontal, alerta de tráfego cruzado traseiro com travagem automática, aviso de saída de faixa, sistema de manutenção de faixa em emergência, deteção do ângulo morto e assistência inteligente de velocidade.
Leia Também: Marca chinesa de luxo quer ter mais 15 carros na Europa até 2028