Sem categoria UE vendeu menos carros nos oito primeiros meses do ano

UE vendeu menos carros nos oito primeiros meses do ano


Diferentes períodos de análise, diferentes evoluções. O mercado automóvel europeu teve um pior desempenho do que em 2024 até agosto, mas no oitavo mês do ano registou um crescimento.

 

Menos vendas nos oito primeiros meses do ano  na UE

Dados da ACEA – Associação dos Construtores Automóveis Europeus mostram que foram vendidos 7.168.848 automóveis na União Europeia nos oito primeiros meses deste ano. É um recuo ligeiro, de 0,1 por cento, face ao mesmo mês de 2024.

Se for considerado o conjunto UE/EFTA/Reino Unido, totalizaram-se 8.691.840 exemplares matriculados, o que constitui um crescimento de 0,4 por cento.

Subida em agosto

Considerando apenas o mês de agosto, houve um evolução positiva no número de novos carros matriculados na Europa: 677.786 (mais 5,3 por cento do que em 2024) na UE e 791.349 (mais 4,7 por cento) no agrupamento UE/EFTA/Reino Unido.

Volkswagen na frente

O Grupo Volkswagen foi o que mais automóveis vendeu nos oito primeiros meses do ano na UE, num total de 1.972.883 unidades (mais 4,1 por cento), das quais 190.142 foram matriculadas em agosto (mais 6,3 por cento). No conjunto UE/EFTA/Reino Unido, os números são, respetivamente, de 2.377.506 unidades (mais 3,7 por cento) e 219.048 exemplares (mais 4,8 por cento).

Segue-se a Stellantis, que na UE quebrou 8,9 por cento de janeiro a agosto (1.143.155 unidades), mas subiu 3,4 por cento só em agosto (95.966 exemplares matriculados). E, considerando também o Reino Unido e países EFTA, o grupo comercializou 1.298.913 viaturas em oito meses (menos 7,4 por cento) e 106.078 só em agosto (subida de 2,2 por cento).

Por marcas individuais, a Volkswagen liderou nos primeiros oito meses do ano com 814.549 unidades registadas na UE (subida de 4,7 por cento) e também em agosto com 75.739 viaturas (mais 4,8 por cento). Abrangendo todos os países analisados, a marca conseguiu vender 87.322 unidades em agosto (mais 5,4 por cento) e 960.081 de janeiro a agosto (mais 5,7 por cento).

O segundo lugar é ocupado pela Toyota – 549.690 unidades vendidas de janeiro a agosto (menos 7,5 por cento) e 54.104 só em agosto (decréscimo de 0,3 por cento). Também contabilizando os países EFTA e Reino Unido, a Toyota encaixou 565.232 vendas nos oito primeiros meses do ano para descer 7,8 por cento, enquanto em agosto comercializou 55.535 viaturas (descida de 0,5 por cento).

Híbridos são os mais vendidos

Por tipologia de motorização, os híbridos elétricos estão em destaque, totalizando uma quota de mercado de 34,7 por cento na UE entre janeiro e agosto. No entanto, o maior crescimento de vendas foi o dos híbridos plug-in, com mais 54,5 por cento de viaturas deste tipo comercializadas em agosto de 2025 face ao ano passado na UE e 56,3 por cento incluindo também EFTA e Reino Unido.

No total dos oito primeiros meses do ano, também foram as motorizações híbridas plug-in que mais cresceram (27,2 por cento na UE e 28 por cento no conjunto UE/EFTA/Reino Unido).

Leia Também: Fornecedores automóveis alertam: UE arrisca perder milhares de empregos

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