Foram vendidos menos automóveis com motores de combustão tradicionais na Europa entre janeiro e agosto – o que abrange propulsores a gasolina e a gasóleo.
Em contraponto, houve uma subida de todas as tipologias de motorizações eletrificadas – elétricas, híbridas e, em particular, híbridas plug-in com crescimentos superiores a 50 por cento em agosto e a rondar os 28 por cento de janeiro a agosto.
Os dados da UE
Segundo a ACEA – Associação de Construtores Automóveis Europeus, nos oito primeiros meses do ano a UE comercializou 2.012.580 automóveis a gasolina, numa descida de 19,7 por cento face ao mesmo período do ano passado.
Quanto aos veículos a gasóleo, registou-se uma quebra das vendas de 25,7 por cento, num total de 674.477 unidades matriculadas.
Só em agosto, a descida das vendas de motores a gasolina foi de 16,3 por cento com 178.156 exemplares registados, ao passo que no que toca ao gasóleo foram vendidos 59.327 automóveis (menos 17,5 por cento).
E no espaço UE, EFTA, Reino Unido?
Ao considerar não só a UE, como também o Reino Unido e os países EFTA, a quebra das motorizações a combustão puras foi ainda mais expressiva.
Face ao mesmo mês do ano passado, foram registados menos 20,4 por cento de veículos a gasolina de janeiro em agosto (2.395.945 unidades) e menos 25,2 por cento de viaturas a gasóleo (721.012 exemplares matriculados).
Ao considerar apenas o desempenho em agosto, nestes mercados foram vendidos 202.623 automóveis a gasolina (menos 17,3 por cento) e 62.924 a gasóleo (descida de 17,5 por cento).
De referir que, apesar de alguns construtores estarem a abrandar os planos de eletrificação das suas gamas, a União Europeia mantém o objetivo de proibir vendas de novos automóveis com propulsores tradicionais de combustão a partir de 2035.
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