Com os carros elétricos a terem uma procura abaixo das expectativas, a Volkswagen teve de tomar a decisão de suspender a produção em duas fábricas da Alemanha. Ambas estão dedicadas em exclusivo a este tipo de automóveis.
De acordo com a Bloomberg, as instalações de Zwickau vão parar por uma semana a partir de 6 de outubro. Lá, é fabricado o Audi Q4 e-tron, que está a registar uma baixa procura na sequência das tarifas dos Estados Unidos da América e da pressão alemã para a União Europeia aliviar as metas ambientais.
Também afetada foi a fábrica de Emden. Espera-se uma paragem da produção “durante vários dias” e também foram reduzidos horários de trabalho dos funcionários.
Vendas de elétricos crescem. Ritmo é o problema
Ao ver as estatísticas, as vendas de carros elétricos têm vindo a crescer na Europa – nos oito primeiros meses do ano, avançaram 24,8 por cento na União Europeia e 26 por cento no conjunto UE/EFTA/Reino Unido.
Os dados foram divulgados esta semana pela ACEA – Associação de Construtores Automóveis Europeus. E na Alemanha o crescimento foi ainda mais expressivo (39,2 por cento).
No entanto, este aumento da adoção de modelos elétricos não está a acontecer ao ritmo que os fabricantes previam, o que lhes tem criado dificuldades. Muitos estão a rever e adiar as suas metas de eletrificação das gamas.
A Volkswagen não foge às dificuldades: em dezembro do ano passado anunciou um plano para alinhar as capacidades de produção na Alemanha, reduzindo-as a 734.000 unidades. Estão previstos mais de 35.000 despedimentos no país até 2030, com a expectativa de alcançar uma poupança anual de quatro mil milhões de euros com todos os cortes (1,5 mil milhões de euros com os custos laborais).
Leia Também: Novos detalhes sobre o VW ID. Polo. Autonomia pode chegar aos 450 km