Sem categoria Teve um furo? Saiba como mudar um pneu

Teve um furo? Saiba como mudar um pneu


Um furo é um inconveniente numa deslocação de automóvel, nem sempre evitável. Mas há alguns transtornos que pode evitar caso tenha um pneu suplente a bordo e saiba como fazer a troca.

 

Deixamos, aqui, algumas dicas para trocar um pneu em segurança e com facilidade. Lembramos que é importante que, ao sentir que sofreu um furo, abrande de forma suave e pare o veículo num local seguro, assinalando a situação de perigo com os ‘quatro piscas’. Garanta que o carro ficou totalmente imobilizado e não desliza. Antes de sair, tem de vestir o colete refletor, devendo logo pôr o triângulo de sinalização a 30 metros.

O processo de troca do pneu

Uma vez tomadas as medidas de sinalização e segurança, pode começar a trabalhar na roda. Pode, até, colocar cunhas para as rodas se as tiver.

Retirar tampões da jantes e proteções.
Aliviar os parafusos com ajuda da chave adequada. Segundo aconselha o ACP – Automóvel Club de Portugal, nesta fase deve manter a roda em posição, só com os parafusos aliviados para poder retirá-la facilmente.
Uma vez cumprido o passo anterior, deve montar o ‘macaco hidráulico’. O chassis está preparado com encaixes por baixo, ao lado de cada roda. Este dispositivo vai ajudar a elevar o automóvel com pouco esforço, para que seja possível dar continuidade à operação de desmontagem e montagem.
Agora, sim, pode desapertar completamente os parafusos, tirá-los da roda a ser trocada e extrair a mesma do eixo pegando-lhe dos dois lados.
Montar a roda suplente, começando por pôr os parafusos com aperto ligeiro. Deve ir apertando os parafusos aos poucos, enquanto retira o ‘macaco’.
Para a fixação definitiva dos parafusos, depois de apertar o primeiro, faça o mesmo no que se situa na sua diagonal. O processo é igual para os outros parafusos.
Por fim, baixe a altura do carro ainda com o ‘macaco’ posto, retire-o e, se for o caso, volte a colocar a tampa de proteção da roda, tampão da jante, cubo de proteção. Guarde o material e coloque o pneu danificado na bagageira.

Pneus suplentes diferentes (e há carros sem pneu suplente)

Há pneus suplentes que são, apenas, para uso temporário – mais leves, finos e compactos, concebidos para circular a velocidades reduzidas e por curtas distâncias até ao local de reparação.

Outros pneus suplentes compactos são maiores do que os temporários, mas menores do que os normais. E também há pneus suplentes ‘normais’, idênticos ao de circulação, sem quaisquer limitações.

Por outro lado, já não é obrigatório ter pneu suplente: alguns carros já surgem com kit de reparação, que permite corrigir furos menores e seguir marcha até à reparação definitiva.

Leia Também: Troca de pneus: Deve ou não comprar pneus usados?

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