Sem categoria Porsche anuncia novo CEO com experiência de McLaren e Ferrari

Porsche anuncia novo CEO com experiência de McLaren e Ferrari


A Porsche já encontrou sucessor para Oliver Blume como diretor-executivo. Será Michael Leiters, que assume funções a partir do dia 1 de janeiro.

 

O construtor alemão do Grupo Volkswagen já tinha anunciado as negociações com o responsável, que agora se vai tornar no homem forte da marca. Terá a difícil tarefa de reerguer a Porsche num momento de grandes desafios.

Entre julho de 2022 e abril passado, Michael Leiters foi diretor-executivo da McLaren Automotive. No currículo, conta com mais de 13 anos de experiência na Porsche, tendo sido responsável pelo Cayenne e pelo Macan. Também exerceu como diretor técnico da Ferrari por mais de oito anos.

Acumulação de funções gerava críticas

De referir que desde 2022 que Oliver Blume era, simultaneamente, diretor-executivo da Porsche AG e do Grupo Volkswagen – que detém o fabricante de Estugarda. A situação foi motivo de críticas, com investidores e representantes dos trabalhadores a defenderem para se focar em apenas um dos cargos.

Foi o caso recente de Daniela Cavallo, líder do conselho de trabalhadores da empresa, que segundo a Reuters disse em setembro numa reunião de equipa: “O diretor-executivo não pode ser líder em Wolfsburgo a tempo parcial e passar o resto do tempo na Porsche. A situação tem de acabar”.

Em comunicado, o presidente do conselho de supervisão, Wolfgang Porsche, comentou a nomeação: “Michael Leiters tem décadas de experiência na indústria automóvel. O estilo de liderança dele e a profunda experiência são pré-requisitos ideais para liderar com sucesso a direção da Porsche AG. Ele e toda a equipa da direção executiva da Porsche AG têm a confiança do conselho de supervisão para ultrapassar os atuais desafios”.

O responsável também falou de Oliver Blume, que agora sai da liderança da Porsche para se focar no cargo de diretor-executivo do Grupo Volkswagen: “Como diretor-executivo da Porsche AG, Oliver Blume assumiu grande responsabilidade em momentos desafiadores e geriu a empresa com sucesso. O conselho de supervisão da Porsche AG gostaria de agradecer a Blume pelo forte compromisso. Estamos ansiosos por continuarmos a trabalhar de perto e com confiança com ele como diretor-executivo do Grupo Volkswagen”.

Na hora da saída, Oliver Blume falou do fim de percurso na Porsche e do seu sucessor: “Depois de dez anos encarregue na Porsche AG, decidi entregar as minhas funções ao meu sucessor no fim do ano, em interesse do Grupo Volkswagen. Tive o privilégio de desenvolver uma grande empresa com uma equipa fantástica. Estou muito contente por Michael Leiters, um profissional experiente no negócio dos carros desportivos, assumir este cargo. Ele e a nova equipa de gestão têm a minha total confiança. Desejo-lhes todo o sucesso”.

Leia Também: Clientes processaram Porsche nos EUA (e não é por causa dos carros)

Related Post

Generated by Feedzy