E se a Opel adotasse um modelo chinês para a sua gama? A possibilidade pode mesmo estar em cima da mesa, ‘rebatizando’ o Leapmotor B10 – um SUV totalmente elétrico.
A informação é adiantada pelo órgão francês Les Echos. O fabricante asiático tem uma parceria com a Stellantis (onde a Opel se insere) e produz o modelo só na China atualmente. Mas, no próximo ano, passará a montá-lo também em Espanha segundo a Reuters – que cita o vice-presidente da marca Danilo Annese.
O local escolhido terá sido Saragoça, onde também acontece a produção do Opel Corsa atualmente. A linha de montagem para o B10 deverá ter uma capacidade de 150 mil a 200 mil unidades por ano.
Se for ‘puxado’ para a gama da Opel, o Leapmotor B10 ficaria entre o Frontera e o Grandland com os seus 4,515 metros de comprimento. Trata-se de um SUV compacto com motor com motor elétrico traseiro e 218 cv de potência.
Tem bateria de 56,2 kWh ou de 67,1 kWh, com autonomias de 361 km e 434 km respetivamente (pelo ciclo WLTP). É possível recarregar dos 30 aos 80 por cento em cerca de 20 minutos, com carregamento rápido.
O automóvel está apetrechado do ponto de vista do equipamento, como são exemplos o tejadilho panorâmico, o painel de instrumentos LCD de 8,8 polegadas ou o ecrã central flutuante de 14,6 polegadas, bem como os 17 sistemas inteligentes de assistência à condução (ADAS). Está disponível para encomenda em Portugal a partir dos 27.600 euros.
Embora o anúncio do acordo alcançado em 2023 não tenha mencionado diretamente o ‘rebatizar’ de modelos, foi anunciado como um aproveitamento dos “pontos fortes de ambas as empresas”, num “relacionamento global estratégico” com vista a criar uma potência mundial no setor dos automóveis elétricos.
Leia Também: Opel usa luzes como ‘linguagem’ de segurança rodoviária
