As vendas do grupo Stellantis cresceram na Europa no terceiro trimestre de 2025 e também em setembro, por comparação com os mesmos períodos do ano passado.
Considerando apenas o mês de setembro, o aumento foi de 11,5 por cento no mercado europeu (UE30), sendo também maior a quota de mercado (avançou 0,1 por cento).
Segundo o diretor de operações comerciais, Luca Napolitano, a Stellantis teve uma quota de mercado de 15,4 por cento na União Europeia, com a venda de 549 mil automóveis – entre ligeiros de passageiros e ligeiros comerciais.
No que respeita só a ligeiros de passageiros, entre junho e setembro, a Stellantis vendeu mais 4,4 por cento de automóveis, num total de 422 mil unidades.
Os motivos
Segundo a empresa que reúne mais de uma dezena de marcas, a estratégia ‘Smart Car’ foi determinante para o desempenho. A Citroën, Fiat e Opel foram particularmente relevantes para o progresso da quota de mercado.
Houve um aumento considerável do ritmo de encomendas de vários modelos híbridos, entre eles dois da Citroën, um da Fiat e outro da Opel. No segmento dos híbridos, a quota de mercado nos primeiros nove meses do ano foi de 15,2 por cento – um aumento face a 2024.
Ao longo do terceiro trimestre do ano, a Stellantis contou também com os lançamentos do Citroën C5 Aircross, do DS N.º8 e do novo Jeep Compass. O objetivo é lançar dez novos modelos durante todo o ano.
Luca Napolitano comentou: “Estou muito satisfeito por destacar a tendência muito positiva das nossas encomendas […]. Além disso, no terceiro trimestre de 2025, o mercado europeu registou um forte aumento nas vendas do Citroën C3 e C3 Aircross, Fiat Grande Panda e Opel Frontera, levando a um aumento de 4,4 por cento das nossas vendas de automóveis de passageiros em relação ao ano anterior”.
O responsável destacou, também, o posicionamento da Stellantis no mercado: “No geral, a quota de mercado no terceiro trimestre atingiu os 15,4 por cento nos países da UE, com vendas de 549 mil automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros, posicionando a Stellantis como o segundo maior grupo automóvel da Europa“.
Crescimento global
Há cerca de uma semana, a Stellantis tinha anunciado os seus resultados globais, mostrando vendas de 1.300.000 unidades em todo o mundo de junho a setembro. O aumento face a 2024 foi de 13 por cento.
Para além da Europa, o grupo registou crescimentos na América do Norte (35 por cento), Médio Oriente e África (21 por cento) e China, Índia e Ásia-Pacífico (sete por cento). A América do Sul teve uma descida de vendas (menos três por cento) por comparação com igual período do ano passado.
Leia Também: Stellantis anuncia novos planos para robotáxis na Europa
