Sem categoria ACP recorda Balsemão, um presidente que pôs “a política fora do clube”

ACP recorda Balsemão, um presidente que pôs “a política fora do clube”


Esta terça-feira (21 de outubro), Francisco Pinto Balsemão morreu aos 88 anos de idade. O empresário chegou a ser presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), que esta quarta-feira (22 de outubro) destacou a liderança de Balsemão.

 

“Entre 1974 e 1979, Francisco Pinto Balsemão exerceu com elevada distinção o cargo de presidente do Automóvel Club de Portugal, num período particularmente exigente e politicamente conturbado da história nacional”, referiu o ACP, numa nota de pesar enviada à comunicação social.

A instituição salientou que Balsemão “foi o primeiro presidente do ACP a colocar a política fora do clube, preservando a sua independência e tornando-o uma referência de idoneidade institucional”, e com “a sua liderança serena, firme e visionária foi determinante para garantir a estabilidade” do clube “durante uma fase de profundas mudanças sociais e políticas”.

O seu mandato ficou também marcado pela retoma das provas desportivas internacionais, nomeadamente o Rali de Portugal, e a grande operação de repatriamento de viaturas das ex-colónias, realçou o ACP.

Francisco Pinto Balsemão, antigo líder do PSD, ex-primeiro-ministro e fundador do Expresso e da SIC, morreu na terça-feira aos 88 anos.

A notícia da morte do militante número um do PSD foi transmitida pelo presidente social-democrata e primeiro-ministro, Luís Montenegro, durante uma reunião do conselho nacional do partido, em Lisboa.

Balsemão foi fundador, em 1973, do semanário o Expresso, ainda durante a ditadura, da SIC, primeira televisão privada em Portugal, em 1992, e do grupo de comunicação social Impresa.

Em 1974, após o 25 de Abril, fundou, com Francisco Sá Carneiro e Magalhães Mota, o Partido Popular Democrático (PPD), mais tarde Partido Social Democrata (PSD). Chefiou dois governos depois da morte de Sá Carneiro, entre 1981 e 1983, e foi, até agora, membro do Conselho de Estado, órgão de consulta do Presidente da República.

Leia Também: Marcelo promulga luto nacional decretado para hoje e quinta-feira

Related Post

Generated by Feedzy