Sem categoria Mudar para fila mais à direita no trânsito pode custar até 600€

Mudar para fila mais à direita no trânsito pode custar até 600€


O tráfego intenso é habitual nas horas de ponta e pode assistir a mudanças de faixa por parte dos condutores – por vezes, à procura de uma fila que esteja a movimentar-se de forma mais fluída. No entanto, essa prática pode ser punível com multa, caso saia da sua fila para ir para uma mais à direita.

 

No seu artigo 15.º, o Código da Estrada determina que, quando há mais que uma via de trânsito no mesmo sentido, em situações de tráfego intenso em filas paralelas e a velocidade dependente da marcha dos que seguem à frente, os condutores não podem sair para filas em vias mais à direita.

Ou seja, quando há engarrafamentos a toda a largura da faixa de rodagem ou o trânsito circula muito lento, não pode trocar para a uma fila à direita no mesmo sentido.

Os infratores podem ser multados entre 120 a 600 euros. Mas há exceções para situações de mudança de direção, paragem ou estacionamento.

Risco acrescido de acidente

De resto, não é recomendável estar a mudar de via quando há tráfego intenso. Habitualmente, a fila do lado anda a uma velocidade relativamente idêntica, para além de que mudanças constantes de via aumentam o risco de acidentes (sobretudo se forem feitas incorretamente) e condicionam a fluidez do trânsito.

Quando for necessário mudar de direção num engarrafamento, deve informar os outros condutores através dos indicadores (‘piscas’) no respetivo sentido.

Leia Também: Afinal, deve ou não usar cruise control com chuva?

Related Post

Generated by Feedzy