Sem categoria UE matriculou mais carros novos em setembro. Subida é de 10%

UE matriculou mais carros novos em setembro. Subida é de 10%


A União Europeia teve mais 10 por cento de matrículas de carros novos em setembro, por comparação com o mesmo mês do ano passado. É o terceiro mês consecutivo de subida, com os modelos híbridos a serem preponderantes.

 

Segundo dados divulgados hoje pela ACEA – Association des Constructeurs Européens d’Automobiles, Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, só no mês de setembro, cerca de 888.700 veículos novos foram vendidos nos 27 países da UE, mais 10% do que em setembro de 2024.

Nos nove primeiros meses, o número de veículos novos vendidos atinge pouco mais de 8,057 milhões, mais 0,9% do que no mesmo período de 2024.

Os carros híbridos continuam a ser os mais populares entre os compradores europeus, com uma quota de 34,7% do total de vendas no período de janeiro a setembro.

Foram vendidos quase 2,8 milhões de veículos híbridos novos (+16,4% em relação ao mesmo período de 2024). E quase 723.000 híbridos ‘plug-in’ (+31,1%), estes últimos representando agora 9% das matrículas totais na UE, contra 6,9% em setembro de 2024.

Os híbridos ‘plug-in’ têm um motor a gasolina e uma bateria que se conecta para recarregar.

Os carros elétricos veem a sua participação crescer, atingindo 16,1% das vendas no período, contra 13,1% no final de setembro de 2024.

Uma percentagem, no entanto, “ainda inferior ao ritmo atualmente necessário para a transição”, observa a associação dos construtores europeus.

A ACEA voltou a pedir na semana passada uma “recalibração pragmática” da regulamentação europeia, que prevê a proibição da venda de carros novos a combustão e híbridos após 2035.

Três dos quatro principais mercados nacionais da UE registaram aumentos nos registos de veículos totalmente elétricos nos nove primeiros meses: +38,3% na Alemanha, +12,4% na Bélgica e +3,9% nos Países Baixos.

Os registos de veículos totalmente elétricos diminuíram ligeiramente em França (-0,2%), mas recuperaram apenas no mês de setembro (+11,2%).

As vendas totais de veículos elétricos novos atingiram 1,3 milhões de unidades em nove meses, mais 24% em relação aos nove primeiros meses de 2024.

As vendas de carros novos a gasolina ou diesel continuam a diminuir, para 37% no final de setembro, contra 46,8% um ano antes.

O Grupo Volkswagen, o principal fabricante europeu, vendeu 241.368 carros em setembro de 2025 (+11,1% em relação ao ano anterior) e 2,214 milhões de unidades nos nove primeiros meses (+4,8%), representando uma quota de mercado de 27,5% (contra 26,5% um ano antes).

A ‘número dois’, a Stellantis, aumentou as vendas em 10,5% em setembro, para 133.305 unidades, impulsionada pelas marcas Citroën e Fiat, mas as vendas caíram 7,2% nos nove meses (para 1,276 milhões). A Stellantis tem uma quota de 15,8% no mercado de veículos novos em nove meses, contra 17,2% um ano antes.

As vendas do Grupo Renault aumentaram 14,4% em setembro em relação ao ano anterior (com +27,6% apenas para a marca Dacia), para 100.817 veículos, e 6,6% nos nove meses (+6,9% para a marca Renault), para cerca de 915.000 carros novos. Ou seja, uma quota de mercado de 11,4%, contra 10,7% no final de setembro de 2024.

A Tesla continuou a cair (-18,6% no mês e -38,7% nos nove meses, para cerca de 111.000 veículos).

Leia Também: Fabricantes de carros temem inflação de preços do mercado devido ao aço

Related Post

Generated by Feedzy