Com o novo Alpine A390, estreia-se o novo Alpine Active Torque Vectoring. Trata-se do primeiro modelo a possuir este recurso de vetorização do binário.
Totalmente elétrico, o carro conta com três motores: um no eixo dianteiro e dois no eixo traseiro – um para cada roda, pelo que o binário superior a 800 Nm pode ser gerido de forma independente.
Segundo a marca do Grupo Renault, a distribuição do binário a cada uma das rodas traseiras pode ser entre 0 e 100 por cento. A explicação é da engenheira de controlo de sistemas, Constance Leraud-Reyser.
É criada “uma divisão variável o binário, gerando uma diferença na distribuição do binário às rodas traseiras, em resposta ao ângulo de direção e à velocidade do veículo”. A atuação acontece em milissegundos.
Desta forma, são corrigidas quaisquer diferenças de deslizamento entre as rodas esquerda e direita. O resultado é uma dinâmica em curva otimizada. Segundo Constance Leraud-Reyser, o sistema “elimina o mais ligeiro sinal de sobreviragem ou subviragem”.
O Alpine A390 é proposto, assim, como um carro “mais responsivo e mais fácil de manobrar”. A responsável assegurou que, enquanto se conduz, “a sensação de inércia do tamanho e peso do veículo simplesmente desaparece”.
Para além das sensações de condução, também há benefícios do ponto de vista da segurança, já que a tração é melhorada: se, por exemplo, uma roda traseira derrapar em gelo, a correção do binário vai otimizar a aderência do automóvel ao piso.
Sistemas de gestão do binário complementares
Para além desta vetorização ativa, há outros dois sistemas de gestão do binário: o Alpine Torque Pre-Control dedicado à tração, o sistema de tração integral e-AWD que distribui o binário entre os dois eixos. O ‘trio’ é complementar.
O condutor do Alpine A390 vai ter acesso a informação em tempo real sobre a operação do Alpine Active Torque Vectoring através de um ecrã separado no painel de instrumentos.
Modos de condução
Este automóvel francês conta com cinco modos de condução, selecionáveis através de um botão dedicado no volante (Save, Normal, Sport, o novo modo Track e o personalizado).
A escolha irá influenciar a distribuição do binário feita pelo Alpine Active Torque Vectoring entre as rodas da esquerda e da direita.
Leia Também: Novo Alpine A390 chega ao mercado já na próxima semana
