No início do Japan Mobility Show, em Tóquio, a Mazda apresentou o novo Vision X-Coupe. É o conceito de um modelo híbrido com um motor pouco habitual.
O protótipo, que imagina um futuro a longo prazo e não será um modelo de produção, tem uma motorização híbrida plug-in com um motor turbo rotativo de dois rotores, motor elétrico e bateria.
O conjunto tem uma potência de 510 cv, sendo que a autonomia pode chegar aos 800 km – cifra-se em 160 km no modo 100 por cento elétrico.
A Mazda imaginou um modelo ‘amigo do ambiente’: pode funcionar com combustível neutro em carbono derivado de microalgas, para além de ter a tecnologia de captura de dióxido de carbono ‘Mazda Mobile Carbon Capture’.
Design
Mazda Vision X-Coupe© Mazda
Em termos de design, adota a linguagem ‘Kodo-Soul of Motion’, apresentando-se como um coupé crossover de quatro portas que tem uma nova assinatura luminosa à frente e atrás.
O capot é comprido e a linha de tejadilho é particularmente desportiva. As janelas parecem ter dimensões reduzidas. Os espelhos retrovisores parecem ser substituídos por câmaras e também não há puxadores de portas tradicionais, resultando numa superfície lisa.
Por dentro, tem quatro lugares, com os bancos da frente separados por uma consola central de dimensões generosas. No centro do volante, está incluído um ecrã circular, enquanto o ecrã do infoentretenimento estende-se para a zona do passageiro dianteiro. À frente do condutor estão, ainda, três mostradores circulares digitais.
Masahiro Moro, presidente e diretor-executivo da Mazda, disse em conferência de imprensa, transcrita em comunicado: “A nossa visão é dar a todos os condutores a liberdade de explorar o mundo e de desfrutar da vida ao máximo com o seu veículo. A Mazda traz essa ideia para o futuro, para 2035 e mais além, com o Mazda Vision X-Coupé”.
Interior do Mazda Vision X-Coupe© Mazda
Leia Também: Este Mazda tornou-se numa verdadeira obra de arte (e crianças ajudaram)
