A Volkswagen está a celebrar os 50 anos do Golf e, nesse âmbito, lançou este verão o Golf GTI Edition 50. É o mais potente GTI até hoje e, agora, já pode ser encomendado na Alemanha, começando assim a chegar ao mercado.
A edição comemorativa surge com 325 cv de potência e 420 Nm de binário, disponibilizados por um motor turbo 2.0 TSI (a gasolina). Há uma caixa automática DSG de sete velocidades.
Mas há outros detalhes que distinguem o Golf GTI Edition 50, como a suspensão dianteira MacPherson e a suspensão traseira de quatro braços, tal como a altura 15 milímetros inferior à do Golf tradicional e as jantes de alumínio Queenstown de 19 polegadas. Há faróis LED Matrix IQ.Light e controlo de chassis adaptativo DCC.
O ‘spoiler’ do tejadilho e os espelhos retrovisores exteriores surgem com o logótipo GTI 50 distintivo, havendo também um acabamento específico nas soleiras das portas. O preto marca presença no tejadilho, nas cápsulas dos retrovisores e também nos tubos de escape.
O cliente pode escolher entre cinco cores exteriores: branco Pure White, cinzento Moonstone Grey, preto metálico Grenadilla Black e duas tonalidades exclusivas da edição: o verde metálico Dark Moss Green e o vermelho Tornado Red. Na parte lateral inferior, há uma faixa em degradê que evolui de preto para Tornado Red.
Por dentro, esta edição comemorativa surge com bancos desportivos em padrão axadrezado e cintos de segurança vermelhos. O volante multifunções está revestido a couro, inclui as patilhas para controlar a caixa de velocidades e possui o emblema 50 Years GTI.
Equipamento opcional
Como opção, o cliente pode escolher jantes forjadas de 19 polegadas Warmenau com pneus semi-slick, sistema de escape leve R-Peformance com silenciadores em titânio e um chassis que é cinco milímetros mais baixo do que o GTI Edition 50 de série (ou seja, 20 milímetros face ao Golf).
Estas opções fazem parte do pacote Edition 50 GTI, que inclui também afinações específicas que tornam o automóvel ainda mais desportivo e ‘cortam’ o peso em cerca de 30 kg. Foi com este pacote que, em abril passado, Benjamin Leuchter fez a volta mais rápida de sempre de um Golf de produção no Nürburgring Nordschleife (7m46,13 segundos).
O volante desportivo multifunções aquecido revestido a microfibra ArtVelours também é uma opção.
Quanto custa?
O preço do novo Volkswagen GTI Edition 50 começa nos 54.540 euros na Alemanha, onde já pode ser encomendado. A este preço, acrescem 4.200 euros se for incluído o pacote opcional GTI Performance. As entregas deverão começar no primeiro trimestre do próximo ano, mas a produção vai ter início ainda este ano.
Leia Também: VW Touareg a combustão chega ao fim com edição especial ‘Final Edition’
