Sem categoria O prodígio britânico que está na ‘órbita’ da F1 e vive em Portugal

O prodígio britânico que está na ‘órbita’ da F1 e vive em Portugal


Pela segunda vez, Arvid Lindblad participou num treino livre de Fórmula 1 – desta feita, no GP da Cidade do México há uma semana, e com as cores da Red Bull.

 

Aos 18 anos de idade, o britânico de ascendência sueca compete na Fórmula 2 e tem vindo a ser apontado como forte candidato a subir à classe máxima no ano que vem.

Integra a Red Bull Junior Team, sendo que a aposta da marca ficou ainda mais evidente quando, este verão, conseguiu fazer o Conselho Mundial da FIA aprovar a Super Licença para Lindblad antes dos 18 anos de idade. Este é um documento indispensável para competir na F1, uma espécie de carta de condução.

O sexto lugar e o desempenho no treino do México ficou ‘na retina’ dos altos responsáveis da estrutura, incluindo o conselheiro Helmut Marko. O habitualmente exigente austríaco afirmou à Sky Sports F1: “Foi uma situação muito difícil. Disseram-lhe para não fazer nada de errado e não bater com o carro. Mas, ainda assim, ele rendeu e foi o estreante mais veloz, e tenho de dizer que o ‘feedback’ técnico dele também foi impressionante”.

Elogios que encontram eco no chefe de equipa, Laurent Mekies: “Penso que ele fez um ótimo trabalho. É muito difícil entrar num primeiro treino livre. É muito diferente dos dias de testes. Não tens muito pneus, não tens muitas voltas. Ele fez um trabalho muito bom”.

O francês destacou, também, a postura de Arvid Lindblad: “Ele esteve muito tranquilo. Ele deu todo o ‘feedback’ correto. Ele não errou, ele não partiu o carro. Honestamente, ele impressionou-nos nesse treino livre“.

Arvid Lindblad vive em Portugal

Apesar da nacionalidade britânica, de ter sido criado no Reino Unido e de ter ascendência sueca do lado paterno, Arvid Lindblad vive, atualmente, em Portugal.

Foi o próprio piloto que o revelou em julho passado ao site oficial da F2: “Mudei-me para Portugal não há muito tempo, agora estou a morar nos arredores de Lisboa“.

O percurso de Arvid Lindblad

A duas rondas do fim da temporada da F2, Lindblad ocupa a sétima posição do campeonato. Em pleno ano de estreia, já venceu duas corridas e regista outros dois pódios.

O seu percurso nos monolugares começou em 2022 na Fórmula 4 Italiana, enquanto a sua primeira grande conquista foi a corrida de F4 em Macau no ano seguinte. Depois de ficar em quarto na Fórmula 3 em 2024, este ano alcançou o seu primeiro título num campeonato na Fórmula Regional da Oceânia.

Chegará à F1 em 2026?

No verão que acabou em setembro, especulou-se que Arvid Lindblad já teria garantido um lugar na Fórmula 1 para 2026 na Racing Bulls – a equipa secundária da Red Bull, onde habitualmente evoluem os jovens talentos.

Porém, os líderes rubrotaurinos ainda têm decisões para tomar antes – desde logo relativamente ao futuro de Yuki Tsunoda na Red Bull, quando está em fim de contrato.

Depois, há as situações de Isack Hadjar e de Liam Lawson na Racing Bulls. Destes, o ‘elo mais fraco’ parece ser Lawson, apesar de estar a mostrar melhorias ao longo do ano. Hadjar tem apenas mais nove pontos e, em época de estreia, já conseguiu um pódio.

O neozelandês também está na sua primeira temporada a tempo inteiro, mas foi despromovido desde a Red Bull depois de um início de ano desapontante. Para além disso, já tem a experiência de ter disputado 11 corridas entre 2023 e 2024.

Leia Também: Lawson ficou a metros de atropelar comissários no México; FIA investiga

Related Post

Generated by Feedzy