A Xpeng está a expandir o seu negócio automóvel, mas também está de olho noutras áreas tecnológicas. Como os transportes aéreos pessoais, através da empresa Xpeng Aeroth – que, recentemente, fez o primeiro voo tripulado público no Médio Oriente com uma espécie de ‘carro voador’. Ou, pelo menos, assim é descrito o conjunto em comunicado.
Segundo um comunicado, o Land Aircraft Carrier descolou em público no Dubai. Este modelo voador já regista mais de 7.000 encomendas ao nível global, mas as vendas ao público em escala só devem começar em 2027. O Médio Oriente o primeiro mercado internacional da empresa baseada na China.
Land Aircraft Carrier
Designado como “carro voador”, o Land Aircraft Carrier é a aposta da Xpeng Aeroth para a produção em série, depois de a firma se ter estreado com o primeiro voo do X2 em 2022, enquanto na CES do ano passado em Las Vegas apresentou o Evtol.
Segundo um comunicado, o Land Aircraft Carrier é modular e já está a ser produzido em série. As primeiras entregas a clientes devem acontecer no próximo ano. A fábrica em Guangzhou, na China, será capaz de produzir até 10 mil unidades todos os anos.
Na China, o modelo recebeu o Certificado de Tipo para estrutura de voo por parte da Administração da Aviação Civil em março de 2024. Já em maio passado, passou a ter o Certificado de Produção para a estrutura da aeronave.
A ‘nave mãe’, desenvolvida em larga medida pela Xpeng Motors, é uma carrinha elétrica ‘normal’. A parte traseira armazena o módulo aéreo de seis rotores e dois lugares, dobrável para caber no espaço. Em 2024, o designer chefe Wang Tan disse à publicação britânica Autocar que o veículo aéreo teve de ser concebido com base nas dimensões da carrinha.
O módulo aéreo inclui sistemas redundantes para propulsão, energia, comunicações e controlos de voo, respondendo automaticamente a falhas do rotor. Na prática, o veículo de voo em si é separado do automóvel terrestre convencional, embora possa ser armazenado neste.
A bordo, encontra-se um ecrã inteligente e intuitivo, sendo que o utilizador pode escolher entre modo de voo manual e automático – que dá a hipótese de planear rotas, descolar e aterrar de forma simplificada. Um joystick combina seis operações diferentes, permitindo pilotar o Land Aircraft Carrier com uma só mão.
Paralelamente ao anúncio deste voo tripulado no Médio Oriente, a Xpeng Aeroth anunciou que irá mudar de nome para Aridge. Afasta-se, assim, da designação Xpeng que está associada a automóveis convencionais elétricos, adotando uma nomenclatura que reflete o negócio de carros voadores.
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