O Mazda Vision X-Compact é um dos conceitos que o fabricante japonês apresentou esta semana no Japan Mobility Show em Tóquio.
O protótipo é um citadino, que parece antecipar o que poderá ser um sucessor do Mazda2 – pelo menos, as semelhanças nas suas formas e design são evidentes, apesar de o X-Compact ter uma personalidade própria.
O fabricante concebeu este modelo “para aprofundar a ligação entre as pessoas e os carros através da fusão de um modelo digital sensorial humano e inteligência artificial empática”.
Segundo a Mazda, a IA a bordo do Vision X-Compact consegue conversar normalmente com os ocupantes e até sugerir destinos.
Não há detalhes técnicos para além das dimensões – 3.825 milímetros de comprimento, 2.515 mm de distância entre eixos, 1.795 mm de largura e 1.470 mm de altura.
As imagens revelam um carro predominantemente vermelho, com tejadilho panorâmico e traseira com um perfil arredondado. Os espelhos retrovisores exteriores tradicionais dão lugar a digitais.
Os faróis deste Mazda Vision X-Compact são de pequenas dimensões e, atrás, encontram-se luzes que fazem a forma de ‘D’ e ‘B’ minúsculos (dependendo do lado). No centro da dianteira está o logótipo da Mazda, enquanto atrás encontra-se o nome da marca.
Foram, igualmente, mostradas imagens do interior. Quase desprovido de botões, tem uma alavanca para a caixa de velocidades na consola central e um volante simples.
Os comandos da caixa de velocidades no ecrã central apontam para uma transmissão automática, com as letras ‘R’, ‘N’ e ‘D’. Mas há também patilhas integradas no volante, o que não deixa claro se este seria um modelo elétrico, híbrido ou a combustão.
De linhas simples, tem um ecrã digital circular a servir como painel de instrumentos, acrescido de um aparente suporte para telemóvel à sua direita.
Leia Também: Mazda lançou ‘concept’ híbrido com motor rotativo
