A situação da Nexperia levou um fornecedor importante dos grupos BMW e Volkswagen a reduzir a produção na Alemanha. Em causa, estão as dificuldades no abastecimento de semicondutores críticos.
Trata-se da ZF Friedrichshafen, que também trabalha com Ford, Mercedes-Benz e Stellantis. Segundo a Bloomberg, a empresa decidiu cortar nos seus turnos na principal fábrica, em Schweinfurt.
Um porta-voz citado por aquela agência esclareceu: “Junto com os nossos clientes e fornecedores, estamos a trabalhar para manter estáveis cadeias de fornecimento que dependam dos produtos da Nexperia e avaliar opções de fontes alternativas”.
Os problemas começaram no fim de setembro, quando o governo dos Países Baixos decidiu assumir o controlo da Nexperia temporariamente, afastando o diretor-executivo da altura.
Segundo noticiou a Reuters nos últimos dias, a decisão teve por base receios de que o responsável estivesse a desmembrar as operações europeias e a transferir a produção para a China – incluindo o despedimento de 40 por cento dos funcionários.
Em Pequim, a medida foi recebida com desagrado, sendo a resposta o bloqueio das exportações por parte das infraestruturas da Nexperia no país A Wingtech é a proprietária da empresa.
O impasse prolonga-se há várias semanas e as possíveis perturbações no fornecimento de ‘chip’ causa apreensão na indústria automóvel. Os semicondutores são essenciais nos automóveis atuais, e a Associação Europeia de Construtores (ACEA) teme suspensões de produção. Para já, a Volkswagen tem as operações garantidas até ao fim da próxima semana – tal como a Nissan e a Autoeuropa em Palmela.
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