Sam Altman, que cofundou a OpenAI e é diretor-executivo da ‘dona’ do ChatGPT, tem um novo problema com Elon Musk. Desta feita, a envolver a encomenda de um Tesla Roadster de segunda geração feita em 2018.
O modelo foi anunciado em 2017 e disponibilizado para reservas. No entanto, oito anos depois, ainda não chegou, sequer, à produção.
O lançamento estava originalmente marcado para 2020, mas tem vindo a ser adiado. Em outubro do ano passado, o diretor-executivo da Tesla garantiu que a produção começaria este ano. Algo que ainda não aconteceu.
Sam Altman pede 50 mil dólares
Numa publicação na rede social X, Sam Altman publicou capturas de ecrã que comprovam o pagamento da reserva e o seu preço.
Num outro ‘screenshot’, surge o pedido de cancelamento e de reembolso de 50 mil dólares agora enviado por e-mail. Já uma terceira imagem sugere que o endereço de reservas da Tesla não foi encontrado, tendo falhado a entrega do pedido de cancelamento.
Num comentário à publicação, Sam Altman contestou o elevado tempo de espera pelo carro: “Eu estava mesmo empolgado com o carro! E entendo atrasos. Mas sete anos e meio pareceu muito tempo de espera”.
A rivalidade entre Altman e Musk
A tale in three acts: pic.twitter.com/ClRZBgT24g
— Sam Altman (@sama) October 30, 2025
Depois de fundarem a OpenAI juntos em 2015, Elon Musk e Sam Altman ficaram desavindos. Mas, conflitos à parte, não é de estranhar um reembolso ao esperar mais de sete anos por um produto pago que ainda hoje não tem um lançamento à vista.
No ano passado, o dono da Tesla processou Sam Altman e a OpenAI por alegadamente desrespeitar o seu carácter de instituição sem fins lucrativos ao fazer parceria com a Microsoft.
Entretanto, já este ano, Elon Musk propôs comprar a OpenAI por mais de 93 mil milhões de euros – algo que o presidente da direção da empresa, Bret Taylor, recusou num comunicado citado pelo The New York Times: “A OpenAI não está à venda e a direção rejeitou por unanimidade a mais recente tentativa do sr. Musk de perturbar a sua concorrência“.
Mais recentemente, em agosto, a empresa xAI, de Elon Musk, processou a Apple e a OpenAI num tribunal do Texas. Segundo a BBC, acusa-a de conspiração em conjunto de forma a pôr entraves à concorrência no setor da inteligência artificial.
Não é caso único
Além de Sam Altman, recentemente outra figura pública revelou que procura cancelar a reserva do Tesla Roadster – o ‘youtuber’ Marques Brownlee (MKBHD).
No seu canal Waveform Podcast, explicou que cancelou uma das duas reservas, estando a lutar neste assunto há cerca de oito anos. O pagamento inicial pela encomenda foi de 5.000 dólares, tendo de desembolsar mais 45 mil dólares nos dias seguintes. Ou seja, pagou 50 mil dólares ao todo.
Depois, teve acesso a uma reserva gratuita como prémio de referenciação da ‘Founder Series’ – que será um dos primeiros 1.000 produzidos.
E MKBHD expressou a sua insatisfação com algum ‘humor’ à mistura: “A Tesla está sentada com os meus 50 mil dólares há oito anos e não faz nada com eles“.
O ‘youtuber’ esclareceu, também, que vai recuperar 45 mil dólares, ao ter cancelado a encomenda paga – mantendo o outro.
Leia Também: Tesla com os dias contados nos automóveis? A opinião de Carlos Tavares
