O novo sistema de orientação de faixas em autoestrada em tempo real da Google vai equipar o Polestar 4. O fabricante sueco de carros elétricos vai ser o responsável por estrear este novo sistema.
Este novo serviço está incluído na navegação da Google (Google Maps), pretendendo facilitar a condução. Em situações de tráfego intenso ou de estradas mais complicadas, o condutor tem uma ajuda para manterem o seu caminho com facilidade.
Segundo um comunicado, esta inovação é capaz de detetar a faixa em que o automóvel circula, através da inteligência artificial a bordo, que analisa dados recolhidos por uma das câmaras frontais – como as marcações no asfalto e os sinais de trânsito.
O condutor recebe avisos visuais e acústicos que aconselham atempadamente a uma mudança de faixa – em casos como mudanças de direção ou saídas em autoestrada, por exemplo. A navegação é exibida num ecrã de 10,2 polegadas para o condutor.
A integração desta ferramenta de orientação de faixas do Google Maps vai estar disponível como atualização remota (‘over-the-air’), chegando primeiro aos Estados Unidos da América e à Suécia. Posteriormente, vai entrar noutros mercados. Por agora, está limitada a autoestradas, mas está previsto que abranja “mais tipos de estradas” no futuro.
Sid Odedra, diretor de UI/UX na Polestar, afirmou em comunicado: “Ao longo dos últimos cinco anos, a colaboração da Polestar com a Google proporcionou vários recursos novos aos proprietários de Polestar. A orientação de faixa em tempo real continua o caminho da estratégia de UX centrada no condutor da Polestar, reduzindo o ‘stress’ do condutor e ao melhorar a segurança fazendo com que saídas perdidas e mudanças de faixa de última hora preocupem menos”.
Leia Também: Polestar 3 atualizado para 2026 fica mais potente e carrega mais rápido
