Continuam a proliferar os projetos para táxis autónomos (robotáxis). Desta feita, a Xpeng anunciou uma colaboração com a Amap, uma divisão da Alibaba especializada em mapeamento digital.
Segundo o fabricante automóvel chinês, serão utilizados três modelos de robotáxi desenvolvidos por si, com capacidades de condução autónoma Nível 4. Os testes do serviço começam já no próximo ano.
No futuro, os carros autónomos vão ficar integrados na plataforma da Amap. E, no Weibo, a Xpeng deixou a promessa. “Este serviço não será limitado à China: a Xpeng e a Amap irão trabalhar juntas para criar uma rede global de serviços de robotáxi“.
Já a agência Reuters escreve que a Amap já está a trabalhar com especialistas em serviços de táxis autónomos, como a Pony.AI e a WeRide.
Por agora, os testes vão decorrer na China, em cidades como Guangzhou segundo o site Car News China. No entanto, a Xpeng deixou claro que o caminho pretendido é o de expansão global.
Embora esteja a ficar conhecida pelos seus automóveis elétricos, a Xpeng define-se como uma empresa tecnológica na área da mobilidade. Já tinha anunciado que irá colaborar com o governo de Hong Kong na implementação da condução autónoma.
Mais recentemente, apresentou o Land Aircraft Carrier – uma espécie de carro voador, a cargo da divisão designada, anteriormente de Xpeng Aeroth. Agora, esta passou a designar-se Aridge.
Leia Também: Xpeng anuncia colaboração com Hong Kong na condução autónoma
