A Alfa Romeo e a Maserati integram o grupo Stellantis e, agora, unem-se num novo projeto de carros de edição limitada. É a iniciativa Bottegafuoriserie, anunciada esta semana.
É, no fundo, um projeto de personalização, que foi criado com o apoio da Fundação Altagamma e terá como missão criar automóveis desportivos arrojados.
Segundo um comunicado, “ganham vida as interpretações automóveis mais icónicas”, como veículos “personalizados intemporais, restauros historicamente precisos, experiências sensoriais, investigação inovadora de materiais e um centro focado no progresso dos mais elevados níveis de desempenho”. O projeto é liderado por Cristiano Fiorio.
Neste projeto, há a interseção de quatro entidades. A Bottega, o atelier que cria os automóveis personalizados da Alfa Romeo e da Maserati como o 33 Stradale e o MCXtrema, é descrito como “o coração da Bottegafuoriserie“. Promete, igualmente, dar origem a “veículos de alta emoção que desafiam os limites”.
Já a Fuoriserie é um programa de personalização que proporciona aos clientes “transformarem o seu carro num modelo único” que expresse a sua personalidade.
A Officine Classiche, da Alfa Romeo, vai contribuir com o restauro, certificação e recuperação de modelos históricos. Já A Maserati Corse junta-se com a sua experiência em motores, aerodinâmica e chassis.
A Bottegafuoriserie contará com designers dedicados, encarregues de “explorar novas linguagens criativas”, sem fugir aos padrões da Alfa Romeo e da Maserati. Irá levar a cabo o desenvolvimento de conceitos e realizar estudos de design, tal como “a integração de inovações de design que transformam veículos produzidos em série em automóveis personalizados”.
Início de uma “transformação mais ampla”
Santo Ficili, diretor-executivo da Alfa Romeo e diretor de operações da Maserati, explicou em comunicado: “Este lançamento é mais do que a criação de uma nova iniciativa – é o símbolo de uma nova era para a Alfa Romeo e para a Maserati. Representa a nossa convicção inabalável no poder da criatividade, engenharia e habilidade artesanal italianas. […]. Este é o primeiro marco numa transformação mais ampla que definirá o futuro da Alfa Romeo e da Maserati“.
O diretor-executivo da Maserati é, atualmente, Jean-Philippe Imparato, que comentou: “Estamos extremamente orgulhosos de anunciar esta extraordinária união de forças entre duas marcas icónicas. A Bottegafuoriserie representa o ponto de encontro entre a visão e a realidade. É aqui que os sonhos se transformam em realidade, onde o extraordinário se torna tangível. Guiado pela criatividade e disciplina, cada projeto é o resultado de uma pesquisa rigorosa e de uma dedicação inabalável. […] A Bottegafuoriserie personifica uma abordagem única para moldar o futuro – uma abordagem na qual acreditamos profundamente”.
Leia Também: Polícia italiana recebe Alfa Romeo e Maserati para missão de salvar vidas
