Chegou o novo Renault Twingo E-Tech. A apresentação oficial do novo modelo totalmente elétrico do fabricante francês aconteceu esta quinta-feira (6 de novembro). Anuncia-se como um modelo acessível, com um custo inferior a 20 mil euros.
Autonomia de 263 km, potência de 82 cv
O automóvel tem uma bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP), em estreia no Grupo Renault, sendo uma arquitetura que permite reduzir os custos em cerca de 20 por cento. A capacidade é de 27,5 kWh utilizáveis, o que permite atingir 263 km de autonomia (ciclo WLTP). O carregamento em casa pode demorar 4h15 minutos dos 10 aos 100 por cento, com o carregador CA de 6,6 kW acompanhado por um cabo ideal para tomadas wallbox.
Opcionalmente, é possível incluir um pacote de carregamento em CA 11 kW, diminuindo o tempo de carregamento para 2h35 minutos. Já em estação de carregamento rápido, repor o nível de bateria dos 10 aos 80 por cento pode demorar apenas meia hora. Este pack inclui carregamento bidirecional V2L (Vehicle-to-Load), que permite alimentar um aparelho de 220 volts com a bateria do Renault Twingo E-Tech ligando-o ao veículo.
O motor é de 60 kW/82 cv de potência e 175 Nm de binário, num automóvel capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 12,1 segundos e de chegar aos 130 km/h. Não são prestações impressionantes, mas também não é a finalidade do Twingo – um modelo pensado para o dia-a-dia e para a mobilidade nas cidades.
Design exterior
A traseira do Renault Twingo E-Tech, em Amarelo Manga© DPPI / Renault
A Renault quis recriar o espírito do Twingo original, num modelo moderno. Assim, encontra-se uma carroçaria em formato monovolume aplicada num automóvel compacto (3,79 metros de comprimento). A distância entre eixos aumentou para 2,49 metros, num automóvel de cinco portas.
À frente, encontram-se luzes diurnas full LED arqueadas, para obter uma imagem alegre, sendo que os faróis e as luzes traseiras têm a forma de meia-lua e também empregam a tecnologia full-LED. A grelha tem um formato que remete para uma postura sorridente e, na secção inferior frontal, encontram-se entradas de ar.
Atrás, encontra-se um design modernizado, com contornos da janela traseira, aletas e um arco preto das luzes a marcarem a identidade do novo Twingo E-Tech. A luz de marcha-atrás está à direita e o farol de nevoeiro surge da parte esquerda.
As jantes de série são de 16 polegadas, com embelezadores nas variantes evolution e techno – onde também podem ser substituídas pelas opcionais de 18 polegadas em liga leve com corte em diamante.
Em termos de cores de carroçaria, encontram-se quatro possibilidades, algumas delas particularmente vibrantes: Amarelo Manga, Preto Estrela, Verde Absoluto e Vermelho Absoluto. O Verde Absoluto foi desenvolvido para a versão concetual apresentada em 2023.
O interior
Interior do Renault Twingo E-Tech© DPPI / Renault
Ao entrar no Renault Twingo E-Tech, é reproduzido um jingle de boas-vindas, numa banda sonora original desenvolvida com Jean-Michel Jarre. Vê-se um painel colorido, com o botão vermelho das luzes de emergência no centro. Todas as versões têm um painel de instrumentos digital de sete polegadas e um ecrã multimédia central de dez polegadas.
As cores interiores combinam com as exteriores, incluindo nos acabamentos laterais das portas frontais em todas as variantes. Já a faixa do painel de instrumentos voltada para o passageiro é branca na versão evolution e coordena-se com as cores exteriores em techno.
Em evolution, a luz criada pelo painel de instrumentos contrasta com o tecido preto dos encostos e almofadas dos bancos, enquanto em techno o painel de instrumentos surge na cor da carroçaria e os bancos têm estofos em tecido mesclado do cinzento ao preto com costura superior vermelha. O forro do tejadilho exibe as letras do alfabeto Twingo.
Entre os bancos da frente há uma consola central com 3,6 litros de capacidade de armazenamento – um dos 12 espaços de arrumação interior, que totalizam 19 litros.
Há quatro bancos para adultos, sendo que os dois traseiros são independentes e deslizam 17 centímetros para trás e para a frente – pelo que pode aumentar-se o espaço para as pernas ou para o compartimento de bagagem, conforme pretendido.
A capacidade de carga da bagageira pode chegar aos 1.000 litros, se os encostos dos bancos traseiros forem rebatidos. Há, ainda, um compartimento sob o piso que leva 50 litros, podendo por exemplo albergar o cabo de carregamento.
[Notícia em atualização]
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