A Koenigsegg tem alguns dos carros de prestações mais altas do planeta e, recentemente, bateu um recorde no icónico circuito americano de Laguna Seca.
Na passada terça-feira (4 de novembro), o Sadair’s Spear foi ao traçado californiano com o piloto Markus Lundh – que completou a volta em 1m24,16 segundos. É uma nova volta recorde para carros de produção em Laguna Seca, verificada pela Racelogic.
A acrescer ao desafio, esteve o limite de ruído imposto (90 decibéis). Para cumprir, a Koenigsegg teve de acrescentar à parte traseira do automóvel um silenciador que não só tornou o carro mais pesado, como também prejudicou a distribuição de massas. Também houve pouco tempo em pista.
Christian von Koenigsegg, dirigente do construtor sueco, afirmou: “Sabíamos que o Sadair’s Spear tinha o potencial para bater a volta recorde. Alcançar este feito com o silenciador adicional debaixo do carro mostra o potencial de ainda maior desempenho num dia com menos restrições de ruído. O Sadair’s Spear, utilizável e habitável no dia-a-dia, com Autoskin, bancos elétricos, silenciadores, amplificadores e mais – conseguir um melhor desempenho do que carros de pista ‘despidos’ é um verdadeiro testemunho da profundidade de engenharia que é aplicada nas nossas criações. Estou muito orgulhoso dos nossos resultados e feitos, tornados possíveis só através de um trabalho de equipa sólido e apaixonado”.
O Koenigsegg Sadair’s Spear resumido
O Koenigsegg Sadair’s Spear está equipado com um motor V8 biturbo 5,0 litros, capaz de debitar 1.625 cv de potência e um binário máximo de 1.500 Nm. Está associado a uma caixa automática de nove velocidades.
O automóvel está dotado de vários recursos aerodinâmicos, incluindo um ‘splitter’ frontal alargado com ‘flaps’ aerodinâmicos ativos e independentes na parte inferior, difusores da área das rodas de grandes dimensões e aletas diversas. A carroçaria é feita em fibra de carbono e kevlar.
Encontra-se um monocoque em fibra de carbono, num carro com capacidade para duas pessoas. Há suspensões eletronicamente ajustáveis, tal como a altura ao solo. O controlo de estabilidade eletrónico da Koenigsegg possui quatro configurações (Comfort, Wet/Snow, Sport e Track). Os travões contam com discos de cerâmica ventilados e pinças do próprio fabricante, atrás e à frente.
Leia Também: Ferrari revelou hipercarro totalmente diferente de tudo o que criou antes
