A Mercedes-Benz anunciou a chegada a Portugal do novo CLA híbrido, que agora está disponível para encomenda. Tem dois níveis de motorização, ambas de tração dianteira.
O motor de combustão é um quatro cilindros turbo de 1.499 centímetros cúbicos, capaz de debitar 136 cv de potência e 200 Nm na variante de entrada (CLA 180) e 190 cv e 300 Nm (CLA 220).
A este, está associado um motor elétrico de 30 cv e 200 Nm, que permite atingir um total de 156 cv no CLA 180 e 211 cv no CLA 220. O binário é, respetivamente, de 280 Nm e 380 Nm.
A bateria de iões de lítio de 48 volts tem 1,3 kWh de capacidade, permitindo rodar em modo 100 por cento elétrico quando a potência solicitada é inferior a 30 cv. A transmissão eletrificada de oito velocidades e dupla embraiagem é nova, integrando o motor elétrico.
Por dentro
O grande tejadilho panorâmico é uma das imagens de marca do modelo, que por dentro propõe um novo volante e o opcional MBUX Superscreen que se estende a toda a largura. É composto por painel de instrumentos de 10,25 polegadas, ecrã central de 14 polegadas e ecrã do passageiro frontal também de 14 polegadas. A versão de base de série propõe um painel de instrumentos de 10,25 polegadas e ecrã central de 14 polegadas.
Quem entra no carro, é saudado por uma animação de luzes de padrão estrela no solo. Os bancos dianteiros são aquecidos de série, enquanto o era condicionado é automático. Uma câmara de selfie e vídeo com reconhecimento facial ou o conjunto de quatro portas USB-C são outros destaques.
Tecnologia de bordo
A navegação integrada no Mercedes-Benz CLA híbrido tem por base o Google Maps, tendo sido desenvolvida em parceria entre o fabricante automóvel e a tecnológica americana. Integra o novo Automotive AI Agent da Google Cloud. O MBUX Surround Navigation é um sistema opcional, que proporciona uma representação 3D da envolvente da viatura e orienta a rota no painel de instrumentos.
O sistema operativo MB.OS marca presença. O automóvel possui supercomputadores ligados à cloud inteligente da Mercedes-Benz. O sistema de infoentretenimento MBUX está agora na sua quarta geração, possuindo ferramentas de inteligência artificial da Google e da Microsoft. Destaca-se, ainda, o Assistente Virtual MBUX, que é, no fundo, a assistência por voz do veículo.
O assistente de direção integra o MB.Drive Assist opcional, juntando-se ao assistente de distância Distronic. O carro ganha, assim, um sistema de assistência à condução com classificação SAE Nível 2. O assistente de mudança de faixa é uma novidade neste novo Mercedes-Benz CLA. Entre os extra digitais encontram-se também a integração com smartphone, assistente de estacionamento MB Drive Paarking Assist e reconhecimento de sinais de trânsito.
Exterior
O automóvel inclui jantes em liga leve de 18 polegadas, ‘splitter’ cromado e ‘spoiler’ traseiro. Há faróis LED com assistente de máximos adaptativo e grelha frontal iluminada com padrão da Mercedes-Benz em cromado.
Pacotes opcionais
Os pacotes opcionais acrescentam várias opções, sobretudo ao interior – como carregamento wireless, apoio de braço traseiro, iluminação ambiente (Advanced Plus), soleiras das portas iluminadas, MBUX Entertainment, MBUX Superscreen (Premium), head-up display, sistema de som surround 3D Burmester e sistema Pre-Safe (Premium Plus).
Ao nível de exteriores, o pacote Advanced Plus surge com puxadores das portas integrados, ao passo que o Premium Plus acrescenta faróis Multibeam LED.
Quanto custa?
A Mercedes-Benz anunciou o início de reservas do novo CLA híbrido em Portugal com preços a partir dos 48.150 euros (IVA incçuído) na variante Progressive. Já a Linha AMG chega a partir dos 53.255 euros.
Leia Também: Lucro da Mercedes-Benz cai mais de metade até setembro
