Sem categoria Subaru de 1978 transformado com motor de 670 cv e aerodinâmica ativa

Subaru de 1978 transformado com motor de 670 cv e aerodinâmica ativa


Mais do que como piloto de ralis, Travis Pastrana é conhecido pelas suas acrobacias automóveis – as Gymkhanas. E o próximo filme será num Subaru de 1978 que foi adaptado para o efeito, tendo sido filmado na Austrália. Intitula-se Gymkhana: Aussie Shred.

 

O automóvel, revelado recentemente no SEMA Show em Las Vegas, é um BRAT que se tornou no Brataroo 9500 Turbo. Foi um trabalho da Subaru of America e da Vermont SportsCar (VSC), que construiu um motor derivado do ralicross.

É uma unidade turbo 2,0 litros boxer, com quatro cilindros, que debita 670 cv de potência. Atinge mais de 9.500 rotações por minuto, o que torna este no carro de Gymkhana com mais altas rotações alguma vez fabricado. O carro é de tração integral, tendo uma caixa sequencial SADEV de seis velocidades.

Também a carroçaria foi modificada, sendo fabricada em fibra de carbono, e o chassis foi concebido pela VSC. A roll cage cumpre os mais recentes padrões de segurança do Mundial de Ralis (WRC). A silhueta do carro remete para o BRAT original, mas foi reinterpretada por Khyzyl Saleem.

Aerodinâmica ativa

Parte traseira do Subaru Brataroo 9500 Turbo© Subaru  

Há aerodinâmica ativa ajustável nas entradas de ar nos para-lamas frontais, permitindo controlar em tempo real o equilíbrio da dianteira do automóvel. Também atrás há aerodinâmica ativa, na forma de duas asas intercambiáveis com ângulo de ataque ajustável: uma de maiores dimensões para alta carga aerodinâmica e estabilidade a alta velocidade e outra mais pequena para manobras de queima de pneus.

As jantes forjadas monobloco da KMC Wheels remetem para os ralis dos anos 1970 e medem 18 polegadas. A decoração retro celebra a ligação de Travis Pastrana com a Dixxon Flannel e inspira-se no pôr do sol australiano, mas também remete para a imagem da Subaru na década de 1970. O branco combina-se com tons quentes (vermelho, cor-de-laranja e amarelo), havendo até a imagem de cangurus.

No interior, há um painel de instrumentos em fibra de carbono, rádio OEM restaurado, controlos HVAC usados para ajustar a aerodinâmica ativa, rádio CB Uniden da época, entre outros detalhes.

Travis Pastrana junto do carro© Subaru  

Leia Também: Subaru estreou novos ‘concept’ STI em Tóquio. Um deles é elétrico

Related Post

Generated by Feedzy