Bem conhecida globalmente, a Toyota Hilux chega à sua nona geração, apresentada esta segunda-feira (10 de novembro). Agora, surge com motorização elétrica, mas sem dispensar o gasóleo na sua gama.
Motorizações
Ao nível de motorizações, a grande novidade é a nova Toyota Hilux 100 por cento elétrica. Neste caso, os eAxles debitam 205 Nm de binário à frente e 268,6 Nm atrás, proporcionando tração integral permanente. A potência é de 197 cv.
A bateria de 59,2 kWh tem uma autonomia estimada de cerca de 240 km (ciclo WLTP) – o que não a torna ideal para grandes deslocações. Está equipada com o sistema Multi-Terrain Select, que permite adaptar o desempenho a diferentes terrenos através dos travões e controlo de binário. Os números anteriores à homologação apontam para uma capacidade de transportar 715 kg de carga e 1.600 kg de capacidade de reboque.
Por outro lado, continuará a estar disponível a unidade motriz mild hybrid de 48 volts introduzida na gama deste ano. O motor a combustão é 2,8 litros a diesel, juntando-se a um motor elétrico gerador e a um conversor de corrente contínua. Pode rebocar até 3.500 kg e tem o sistema Multi-Terrain Select. Está disponível o Multi-Terrain Monitor e um ecrã panorâmico para apoiar nas manobras.
Quanto à motorização de combustão interna, disponível apenas para a Europa de Leste, propõe um motor a gasóleo 2,4 litros no lugar do 2,8 litros e uma variante a gasolina de 2,7 litros.
Design
Interior da Toyota Hilux© Toyota
A Toyota Hilux totalmente elétrica não tem a grelha tradicional e está equipada com jantes de alumínio dedicadas. Um novo degrau facilita o acesso à caixa de carga, havendo também um estribo lateral redesenhado. Passa a haver apenas a carroçaria de Cabine Dupla.
Por dentro, encontra-se uma consola central com um novo desenho que se desenvolve na horizontal, inspirada no Land Cruiser. O painel para o condutor é de 12,3 polegadas, enquanto o ecrã tátil central é de até 12,3 polegadas. Os controlos de tração integral e para o off-road estão agrupados numa posição central. Exclusivo da variante elétrica é o seletor shift-by-wire de ação única.
Tecnologia
Toyota Hilux híbrida© Toyota
A nova geração da Toyota Hilux é a primeira com direção assistida elétrica. Surge, igualmente, com o pacote Toyota T-Mate de segurança e assistência à condução. Mediante o mercado e o nível de equipamento, há funções como supressão de aceleração a baixas velocidades, monitorização de ângulo morto, câmara de monitorização do condutor, sistema de paragem de emergência ou assistência proativa à condução.
Os ocupantes podem usufruir de carregamento sem fios para dispositivos móveis e novas tomadas USB na parte traseira da cabine. Já a aplicação My Toyota possibilita aceder remotamente e gerir a viatura. Particularmente útil para os gestores de frota é a capacidade de ver e aceder a dados de até dez veículos, como navegação e níveis de combustível e energia elétrica, para além de um histórico das viagens e até análise da condução.
Leia Também: Toyota de “alta potência” com bateria de estado sólido chegará até 2028
