Será já em dezembro que o Polestar 5 vai ser lançado no Gran Turismo 7. Assim, os condutores e pilotos virtuais vão poder usufruir do modelo elétrico sueco neste reputado simulador de corridas.
É o resultado de uma parceria entre a Polestar e a editora Polyphony Digital. Juntas, criaram algo que é descrito como “uma representação digital totalmente precisa do Polestar 5”.
As equipas das duas organizações trabalharam com o piloto profissional e de simulador Igor Fraga, que tem vasta experiência também no Grand Turismo. O brasileiro pôde experimentar protótipos do Polestar 5 e teve acesso aos peritos do fabricante nas suas instalações na Suécia, antes de conduzir no circuito de Brands Hatch.
A Polyphony Digital utilizou os dados e indicações recolhidas no mundo real para as traduzir para a dinâmica de simulação, procurando criar uma representação digital fiel do carro real. Segundo a Polestar, “com a pessoa certa ao volante, os tempos de volta no jogo e na vida real são diretamente comparáveis”.
A introdução do Polestar 5 no Gran Turismo 7 vai acontecer em dezembro através de uma atualização de software. Será, também, possível participar num evento de contra-relógio da Polestar no jogo de vídeo, com o vencedor a ser galardoado com uma viagem a Fukuoka (Japão) para assistir ao vivo às finais mundiais das GT World Series 2025.
O Polestar 5
Revelado oficialmente em setembro, o Polestar 5 é um Grand Tourer (GT) totalmente elétrico, assente numa arquitetura elétrica de 800 volts. A variante de dois motores debita 748 cv de potência e 812 Nm de binário, atingindo os 250 km/h de velocidade. Já a versão Performance tem 884 cv de potência e 1.015 Nm de binário, com a velocidade máxima a ser a mesma.
Em termos de autonomia, é de 670 km para o Dual Motor e 565 km para a Performance, em ciclo WLTP. A bateria é de 112 kWh, podendo ser carregada dos 10 aos 80 por cento em 22 minutos com carregamento rápido em corrente contínua até 350 kW.
As pinças de travão Brembo, a carroçaria em alumínio, os sistemas avançados de assistência à condução (ADAS) baseados em 11 câmaras, 12 sensores, radar e câmara de monitorização do condutor são outros destaques do Polestar 5.
No interior, o modelo conta com fibras naturais e, embora seja concebido para ser sobretudo um automóvel de quatro lugares (condutor e três passageiros), tem espaço para quatro passageiros se for recolhido o suporte para braços traseiro. Os bancos da frente são desportivos, da Recaro.
Por fora, destaca-se a barra luminosa aerodinâmica atrás com detalhes de ventilação e difusor integrado e uma inspiração no mundo da aviação – incluindo um perfil aerodinâmico ao estilo de uma asa.
O nariz baixo e os faróis de lâmina dupla com tecnologia Pixel LED marcam a parte frontal. A suspensão dianteira tem um desenho único neste segmento. O tejadilho panorâmico é o maior de sempre para a Polestar. As jantes aerodinâmicas de 20 polegadas equipam o Dual Motor, subindo para 21 polegadas no Performance.
Já disponível para encomenda em Portugal, o Polestar 5 surge a partir dos 122.600 euros na versão Dual Motor de lançamento. Já a Performance em edição de lançamento custa a partir dr 146.400 euros no país.
Leia Também: Polestar 4 introduz nova orientação de faixas da Google
