O novo BMW iX3, lançado oficialmente em setembro passado, já está a ser produzido na Hungria antes da chegada ao mercado no ano que vem. É o primeiro da Neue Klasse, mas já está a ser preparado mais um modelo – que será diferente do SAV.
Será o BMW i3 que, ao contrário do hatchback elétrico homónimo revelado em 2013, será um compacto executivo da Série 3. Foi o que deu a entender o presidente do conselho de administração da BMW AG, Oliver Zipse.
Num comunicado no âmbito da conferência de apresentação dos resultados do terceiro trimestre do ano, o líder do fabricante bávaro afirmou: “O próximo modelo Neue Klasse, que antecipámos na IAA, está a ser preparado para o lançamento: o novo BMW i3. Com a oitava geração da Série 3, traremos a Neue Klasse e os seus núcleos tecnológicos para o núcleo da marca BMW”.
Segundo Oliver Zipse, o novo BMW i3 vai ser produzido na principal fábrica do construtor em Munique, com início previsto para a segunda metade de 2026.
Mas, pela primeira vez desde que a Série 3 foi lançada em 1975, também haverá produção fora de Munique: “Outros locais na nossa rede internacional de produção seguir-se-ão com a produção das variantes da Série 3”, garantiu o dirigente, sem especificar essas localizações.
Este será um sedã i3 diferente daquele que é atualmente destinado apenas ao mercado chinês, tendo por base a arquitetura de 800 volts da Neue Klasse estreada no novo iX3, tal como os motores. Segundo a edição brasileira do site InsideEVs, poderá ter uma autonomia a rondar os 800 km.
Leia Também: BMW ‘Neue Klasse’ tem um grande contributo português
