Foi anunciada a data de apresentação da Red Bull e da Ford para a temporada de 2026 de Fórmula 1. A decoração da equipa nesta parceria será desvendada no dia 15 de janeiro na Michigan Central Station em Detroit (Estados Unidos da América).
O fabricante americano volta à classe rainha depois de 22 anos – curiosamente, ao lado da Red Bull, que em 2004 adquiriu a Jaguar que era a equipa de fábrica da Ford na altura.
A divisão de competição foi recentemente rebatizada como Ford Racing. O evento de dia 15 de janeiro ficará marcado pelo desvendar da decoração da Red Bull (e da Racing Bulls) para a temporada de 2026 da Fórmula 1 – que trará uma profunda mudança regulamentar.
Poucos dias depois, a Red Bull e as unidades motrizes Ford terão a sua estreia em pista: de 26 a 30 de janeiro haverá um teste privado para todas as equipas em Barcelona, antes dos ensaios oficiais no Bahrein de 11 a 13 de fevereiro e entre os dias 18 e 20 do mesmo mês.
O presidente e diretor-executivo da Ford Motor Company, Jim Farley, comentou num comunicado: “Desde que anunciámos o nosso regresso à F1 com a Red Bull, a Ford trabalhou noite e dia para se preparar para 2026. Mas isto tem a ver com muito mais do que corridas. Tem a ver como usamos as nossas aprendizagens da F1 para melhorar os nossos carros e camiões para os nossos clientes. O que iremos aprender junto com a Red Bull irá definir as tecnologias do futuro e é isso que mais me entusiasma nesta relação”.
Apresentação da Ford não inclui só a F1
A 15 de janeiro, serão também apresentadas as equipas Ford Racing noutros campeonatos – NASCAR, resistência, Dakar e Baja. Estarão presentes vários pilotos, para além de proprietários de equipa, funcionários, entre outros.
Por outro lado, está prometido “um vislumbre exclusivo de um novo carro de estrada de produção da Ford Racing”. Por enquanto, não há detalhes sobre este futuro modelo do fabricante da Oval Azul.
Leia Também: O prodígio britânico que está na ‘órbita’ da F1 e vive em Portugal
