Foi desvendado o Cupra Leon VZ TCR. Trata-se do Leon de tração dianteira mais potente produzido até hoje, sendo um modelo de produção limitada a apenas 499 unidades. Chegará no final do próximo ano.
O número não surge ao acaso: representa cada um dos Leon de competição já produzidos. Segundo a marca espanhola do Grupo Volkswagen, o automóvel é uma homenagem a todos os Leon de competição já produzidos. É descrito, igualmente, como “uma reinterpretação ousada do hatchback mais dinâmico” da Cupra.
O automóvel surge com um motor turbo 2,0 litros a gasolina, capaz de debitar 325 cv de potência e 420 Nm de binário. A transmissão é automática DSG de dupla embraiagem e sete velocidades.
Em termos de desempenho, o Cupra Leon VZ TCR é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,6 segundos e surge sem restrições de velocidade de ponta. Há quatro tubos de escape em cobre.
A Cupra apostou em controlo adaptativo do chassis e em travões Akebono com pinças de seis êmbolos. As jantes de liga leve são específicas do modelo, calçando pneus de desempenho.
Há um spoiler de tejadilho, splitters à frente e atrás, um difusor e outros elementos aerodinâmicos. Ao nível estilístico, o logótipo da Cupra no capot está num tom escuro cromado, enquanto as capas dos espelhos retrovisores são em fibra de carbono preta. Em termos de decoração, o Leon VZ TCR reinterpreta o conceito utilizado em competição.
Por dentro, os bancos traseiros são removíveis. Os bancos dianteiros tipo baquet CUPBucket, cintos de quatro pontos e um número de série gravado a laser no painel da porta são outras características distintivas e que mostram um carro vocacionado para as pistas. Há, igualmente, barra estabilizadora e uma rede integrada.
Quando chega?
O Cupra Leon VZ TCR vai ser produzido na sede da marca em Martorell (Espanha), sendo que o lançamento está previsto para o final de 2026.
Mas, antes deste modelo, chegará o Cupra Leon VZ. Igualmente de tração integral, tem o motor de 325 cv e 420 Nm e elementos distintivos, estando limitado a 1.500 unidades. Será lançado no primeiro trimestre do ano que vem.
Werner Tietz, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da Cupra, afirmou: “O Cupra Leon VZ TCR é uma expressão ousada do que acontece quando a competição se encontra com precisão para a estrada. Nascida na pista e talhada para as estradas, esta edição limitada capta a procura da Cupra por desempenho, individualidade e a emoção de ultrapassar limites”.
Leia Também: Estes dois Cupra ganham versão Extreme topo de gama. Saiba os preços
