As temperaturas têm caído, o que tem como consequência um ambiente menos agradável no interior dos automóveis. E, para além do frio a que os ocupantes estão sujeitos e que pode condicionar a própria condução, muitas vezes os vidros embaciam. Em certos climas, até podem congelar.
Como garantir as condições ideais do veículo e também um clima interior adequado e, ao mesmo tempo, manter a sua saúde? Jana Parmová, responsável por serviços de saúde ocupacionais na Skoda, explicou ao site de imprensa da marca que o habitáculo deve estar entre os 20ºC e os 22ºC.
E alertou: “Calor excessivo causa fadiga e seca o ar, enquanto o frio leva a relaxamento muscular e rigidez das articulações“. Rigidez essa que pode ser prevenida, também, com paragens curtas de duas em duas horas para pequenas caminhadas ou alongamentos.
Em todo o caso, o ar proveniente do sistema de aquecimento tem impactos na saúde, uma vez que segundo a especialista “seca as membranas mucosas” e aumenta a propensão a constipações.
Se o ar dentro do automóvel estiver seco, o corpo humano pode ficar desidratado, pelo que Jana Parmová recomenda a ter à mão água ou chá não adoçado, tal como snacks ligeiros se as viagens forem mais longas. Se for para viagens com o risco maior de atrasos no trânsito em locais frios, é recomendável levar uma bebida quente num termo.
Deve abrir as janelas ou ligar o ar condicionado por breves instantes, de modo a que o ar circule de forma adequada. A Skoda aconselha que opte pelo controlo automático do aquecimento, o que assegura também um desembaciamento mais veloz. As saídas de ar laterais devem estar apontadas em direção às janelas.
Pelo contrário, com o aquecimento controlado manualmente, a sugestão do fabricante checo é direcionar as saídas de ar centrais para cima caso existam passageiros atrás, bem como apontar o ar para os pés do condutor.
Para além da climatização do veículo, os ocupantes devem ter em atenção a roupa. Não se deve conduzir com luvas. Por outro lado, um casaco espesso pode aumentar o conforto térmico, mas também restringir a capacidade de movimento e a rapidez de resposta. A recomendação é tirar os casacos antes de conduzir e optar por se manter quente com múltiplas camadas de roupa finas.
Leia Também: ‘Aquaplaning’. Como evitar este perigo dos dias de chuva
