O Bentley Continental GT Supersports é a mais recente relíquia do construtor britânico. Homenageia o Super Sports original, que foi lançado há 100 anos, e chega ao mercado em 2026.
O motor de combustão interna é um V8 biturbo 4,0 litros, capaz de debitar 666 cv de potência e 800 Nm de binário. Está associado a uma caixa automática ZF de dupla embraiagem e oito velocidades.
Trata-se do primeiro Continental GT com tração dianteira, sendo capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos. Já a velocidade máxima aproxima-se dos 310 km/h, embora ainda não existam dados precisos. As rodas traseiras também viram, favorecendo a agilidade e estabilidade.
Design
O tejadilho tradicional em alumínio deu lugar a um em fibra de carbono, contribuindo para um peso geral menor e para um centro de gravidade mais baixo.
Há um novo para-choques dianteiro inferior com splitter integrado (o maior de sempre num Bentley para as estradas). Encontra-se uma nova grelha com desenho exclusivo e dois pares de aletas aerodinâmicas sobrepostas nos cantos do para-choques.
Outra novidade é o difusor traseiro, integrado numa estrutura de para-choques. Há um spoiler fixo de peça única no topo da porta da bagageira.
Lateralmente, encontram-se novas soleiras das portas e lâminas de para-lamas novas atrás das rodas frontais – responsáveis por gerir o fluxo de ar proveniente dos arcos das rodas.
O cliente pode escolher entre 24 cores, bem como entre vários acabamentos. Há cinco temas de design, incluindo uma faixa vertical e o nome Supersports em cor contrastante atrás da roda frontal. A fibra de carbono pode ser acabada em alto brilho.
A Bentley dotou o Supersports de calibrações novas para a gestão da direção, suspensão e tração, tal como para o sistema de controlo de estabilidade eletrónico. São três as novas configurações do Drive Dynamics Controller.
O modo Touring associa o desempenho do modo Sport com uma altura ao solo maior e amortecimento mais macio, enquanto a sonoridade do escape Akrapovic em titânio é mais discreta.
Já o modo Bentley privilegia uma personalidade mais desportiva ao nível de pedal do acelerador, estratégia de caixa, escape e configurações do chassis. O modo Sport é o mais envolvente para o condutor, configurado para obter o máximo das características do automóvel.
Chassis
Parte traseira do Bentley Continental GT Supersports© Bentley
Cerca de 500 kg mais leve do que o Continental GT de série, o carro pesará menos de 2.000 kg – um emagrecimento para o qual também conta a dispensa de um sistema híbrido. Mas a própria conversão para tração traseira teve os seus benefícios deste ponto de vista, entre outros fatores.
Este novo Bentley Continental GT Supersports vem com suspensão dianteira independente com braços duplos triangulares à frente e configuração multi-braço atrás, molas pneumáticas e novos amortecedores de câmara dupla.
Em termos de travagem, é anunciado “o maior sistema de travagem automóvel do mundo”. Assim, inclui discos frontais de 440 milímetros em carbono-silício com pinças de dez êmbolos e discos de 410 milímetros com pinças de quatro êmbolos atrás. Pintadas de preto na versão de base, o condutor pode optar por vermelhas.
As jantes são em liga leve de alumínio forjado, na medida de 22 polegadas. Foram desenvolvidas em conjunto com a equipa de competição Manthey Racing, há muito associada à Porsche. Calçam pneus Pirelli exclusivas deste Bentley Supersports.
O interior
Os bancos do novo Bentley Continental GT Supersports© Bentley
Quem entra no novo Bentley Continental GT Supersports, encontra apenas dois lugares bom bancos desportivos leves. O condutor é o foco.
Os bancos são ajustáveis eletricamente em 11 posições e são aquecidos. Atrás, há uma estrutura em fibra de carbono revestida a couro – outra das soluções encontradas para poupar peso.
Mas não é o único sítio do interior do carro com fibra de carbono: este material tão associado a carros desportivos e de competição também foi aplicado aos painéis lateral e ao tablier. O tecido Dinamica surge nos encostos e nos bancos, painéis das portas e tejadilho. Na consola central, há um emblema numerado bordado.
Em termos cromáticos, há 22 cores principais e 11 secundárias para o couro, para além de nove cores de relevo. Há opções de cor única, bicolor e tricolor.
Edição limitada prevista para 2026
Vista lateral do Bentley Continental GT Supersports© Bentley
Cada Bentley Continental GT Supersports será individualmente numerado antes de sair da fábrica. Serão apenas 500 unidades, o que significa que é um modelo particularmente exclusivo.
A estreia em público será em janeiro no Dubai, enquanto as encomendas abrem em março. No entanto, a produção só começa no último trimestre do próximo ano.
Inicialmente, o carro estará disponível em toda a União Europeia, Reino Unido, Suíça, entre outros mercados na América do Norte, Ásia, Médio Oriente e Oceânia.
Leia Também: Bentley atualiza planos e prolonga ‘vida’ dos motores de combustão
