Sem categoria Volkswagen adia aprovação do plano de investimentos. Saiba os motivos

Volkswagen adia aprovação do plano de investimentos. Saiba os motivos


O conselho de supervisão do Grupo Volkswagen adiou a sua reunião prevista para a semana passada, onde deveria ser aprovado o plano de investimentos para os próximos anos.

 

Segundo o jornal Bild, a decisão foi motivada pela incerteza relativa à situação financeira. Para 2026, o défice de investimentos pode ascender a cerca de 11 mil milhões de euros, com dificuldades de financiamento a afetarem todas as marcas do grupo.

A aprovação dos pacotes de investimento determina quais os modelos que o Grupo Volkswagen irá produzir nos próximos cinco anos, que tecnologias são prioritárias e quais das 100 fábricas ao nível mundial poderão ser modernizadas. Ou seja, sem este plano, vários programas arriscam ficar estagnados – incluindo a eventual construção de uma nova fábrica nos Estados Unidos da América essencial para mitigar o efeito das tarifas de Donald Trump.

Algumas fontes admitem, de acordo com o Bild, que o processo para aprovar o plano de investimentos poderá demorar vários meses, sendo “concebível” que se estenda pelo menos até à primavera de 2026. No entanto, se a situação evoluir de forma favorável para que tal aconteça, poderá ser convocada uma reunião do conselho de supervisão já para dezembro.

Tudo depende de quando irá haver mais clareza sobre que verbas estão disponíveis e como estas poderão ser aplicadas. O setor automóvel enfrenta várias incógnitas atualmente, que afetam mais construtores – como as tarifas impostas pelos EUA ou a transição para modelos eletrificados. A Volkswagen também está com dificuldades nas suas vendas, particularmente na China.

Leia Também: Futuro Volkswagen T-Roc R híbrido deverá chegar em 2027

Related Post

Generated by Feedzy