Sem categoria Vai conduzir à noite? Siga estas práticas para o fazer em segurança

Vai conduzir à noite? Siga estas práticas para o fazer em segurança

Embora a condução à noite seja possível em qualquer altura do ano, é mais provável de acontecer nos meses de inverno até nas deslocações pendulares: os dias são mais curtos, com as manhãs a começarem mais tarde e o sol a pôr-se mais cedo.

 

As condições noturnas prejudicam, naturalmente, a visibilidade – que se reduz e é afetada pela grande quantidade de luzes, seja de outros veículos, seja da iluminação pública.

O que diz a lei?

Desde logo, o Código da Estrada define a obrigatoriedade de utilizar luzes de estrada “desde o anoitecer ao amanhecer”. O mesmo acontece com as luzes de presença e as luzes de cruzamento em determinadas circunstâncias, assim como as de nevoeiro desde que as condições o obriguem e os veículos devam estar equipados com as mesmas.

Assim, é importante certificar-se regularmente que as luzes do seu veículo estão a funcionar corretamente – de modo a que estejam aptas em qualquer deslocação. De acordo com o Real Automóvel Clube de Espanha, é recomendável usar faróis LED ou de xénon se a condução noturna for frequente.

Encadeamento

Deve evitar utilizar os máximos quando se cruza com outras viaturas ou utilizadores da via, sob o risco de os encadear: “Quem utilizar os máximos no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais, ou quando o veículo transite a menos de 100 metros daquele que o precede ou ainda durante a passagem ou detenção da marcha do veículo” pode ser multado entre 60 a 300 euros, define o Código da Estrada.

Ainda assim, pode acontecer que fique encadeado por alguém a usar inadvertidamente os máximos. A plataforma Drive, da agência que administra a rede de autoestradas estatais da Nova Zelândia, escreve que se tal acontecer, deverá olhar para a linha branca à direita da estrada, de modo a não ter a tendência de se desviar para o centro da via.

Mas também pode acontecer que fique perturbado com as luzes a incidirem nos espelhos retrovisores. Isso pode ser mitigado com o ajuste adequado dos espelhos.

A condução

Antes de conduzir durante a noite, deve certificar-se que descansa bem. Também deve escolher locais mais iluminados, se possível.

Se durante o dia deve parar esporadicamente para descansar em viagens mais longas, à noite não é exceção e até é uma recomendação reforçada. E, caso sinta fadiga ocular, é recomendável parar num local apropriado para descansar a vista. O mesmo acontece caso sinta sonolência, um sinal de que precisa de descansar.

Segundo o RACE, ter as luzes interiores acesas durante a noite é algo evitável, já que tem um impacto na perceção do que está no exterior do veículo. Por outro lado, deve manter os para-brisas limpos, por forma a limitar os reflexos.

A atenção à noite deve ser redobrada: peões e condutores de bicicleta são mais difíceis de ver, assim como animais. E, para além disso, podem também existir viaturas a circular sem iluminação por diferentes motivos.

Recomenda-se, igualmente, aumentar as distâncias de segurança e conduzir a velocidades mais baixas, tendo em conta que a visibilidade – segundo a plataforma Drive, deve seguir a uma velocidade que permita parar dentro da distância iluminada pelos médios.

Leia Também: Esta é a multa mais pesada para condutores prevista no Código da Estrada

Related Post

Generated by Feedzy