No calendário pelo terceiro ano consecutivo, o GP de Las Vegas de Fórmula 1 realiza-se este fim de semana (21 a 23 de novembro). Este será mais um capítulo na luta a três pelo título de pilotos.
Lando Norris na frente
A três provas do final, Lando Norris é o líder do Mundial de Fórmula 1. O britânico da McLaren está numa das melhores fases da temporada, vindo de duas vitórias seguidas a partir da pole position. Em Las Vegas, Norris pode mesmo ficar numa situação que lhe permita garantir o título antecipadamente na semana que vem no Catar.
Pelo contrário, o seu colega Oscar Piastri não foi ao pódio nas últimas cinco corridas e começa a ficar perigosamente afastado: está a 24 pontos do topo, o que equivale quase a uma vitória (25 pontos).
Em terceiro está Max Verstappen. O piloto da Red Bull não falha o pódio desde o regresso da pausa de verão, mas os 49 pontos que o separam de Lando Norris podem pesar nas suas aspirações. De facto, uma vitória do britânico em Las Vegas deixará Verstappen arredado da luta caso termine abaixo de terceiro.
George Russell a caminho de garantir top quatro
George Russell (Mercedes) chega a Las Vegas no quarto posto, podendo garantir a posição este fim de semana. O britânico ainda pode sonhar com o terceiro lugar, embora as contas sejam difíceis.
Em todo o caso, a quarta posição está quase selada: basta não perder mais do que quatro pontos para Charles Leclerc (Ferrari) na cidade do Nevada. O monegasco, por seu turno, está 66 pontos na frente de Lewis Hamilton, pelo que tem o top cinco quase garantido.
McLaren ainda pode bater recorde de pontos
No Mundial de construtores, a McLaren já garantiu o título de construtores há algum tempo, mas nem por isso deixa de ter metas pelas quais lutar.
A formação de Woking tem 756 pontos somados até agora, pelo que nas últimas três rondas ainda tem hipóteses matemáticas de se tornar na recordista de pontos numa só época.
Essa marca pertence à Red Bull, que em 2023 somou 860 pontos. Em Las Vegas, a McLaren precisa apenas de dez pontos para se tornar na segunda classificada da hierarquia histórica deste recorde, ultrapassando os registos da Mercedes em 2016 e da Red Bull em 2022.
Corrida noturna (e ao sábado)
Devido à diferença horária, o GP de Las Vegas de Fórmula 1 é entre sexta-feira e domingo na hora portuguesa (e europeia). No entanto, o programa pela hora local é diferente do habitual.
O evento decorre entre quinta-feira e sábado pelo horário de Las Vegas, e é em período noturno. A corrida é às 20h00 de sábado na hora local, sendo às 04h00 de domingo pelo fuso horário de Portugal Continental.
Eis a agenda para esta que é a terceira visita da Fórmula 1 aos Estados Unidos da América este ano.
Sexta-feira, 21 de novembro
00h30-01h30: Treino livre 1
04h00-05h00: Treino livre 2
Sábado, 22 de novembro
00h30-01h30: Treino livre 3
04h00-05h00: Qualificação
Domingo, 23 de novembro
04h00: Corrida
Leia Também: Norris vence GP de São Paulo e cimenta liderança na Fórmula 1
