Foram revelados os resultados dos testes de segurança da Euro NCAP a 23 novos automóveis. Destes, 18 obtiveram a classificação máxima (5 estrelas), mas houve um a destacar-se.
O SUV Leapmotor B10 ficou no topo da lista da entidade independente, com 93 por cento na proteção de ocupantes adultos e de crianças, 84 por cento na vulnerabilidade de utilizadores das vias e 85 por cento na assistência de segurança.
A classificação continua com o Mercedes-Benz CLE Coupé, ligeiramente pior em proteção de crianças (89 por cento) e assistência de segurança (83 por cento), mas com uma melhor avaliação de vulnerabilidade dos utilizadores das vias (87 por cento).
A Hongqi está longe de ser uma das marcas chinesas mais conhecidas, mas conseguiu colocar o seu EHS7 entre os mais bem avaliados nos testes de segurança da Euro NCAP. O SUV foi pontuado em 93 por cento na proteção de ocupantes adultos, 85 por cento na proteção das crianças a bordo, 82 por cento na vulnerabilidade dos utilizadores das vias e 83 por cento na assistência de segurança.
Outros elétricos nos lugares cimeiros incluem o Volvo EX90, o BYD Seal 6 e o Tesla Model Y. No caso particular do EX90, a Euro NCAP escreve que teve um desempenho “excecionalmente bom no segmento dos SUV de grandes dimensões”. O sistema LiDAR será um acessório opcional, mas os testes comparativos com o Polestar 3 sem LiDAR mostram “que os resultados dos dois carros são muito semelhantes”.
Do lado oposto da lista da Euro NCAP, apenas cinco veículos testados não atingiram a classificação máxima. Foram eles o Toyota Yaris Cross, BMW Série 2 Gran Coupé, Nissan Qashqai e os Volkswagen Multivan e Caddy. Todos receberam quatro estrelas. O Caddy teve a pior prestação, com 72 por cento na proteção de adultos a bordo, 80 por cento na proteção de crianças no interior, 80 por cento na vulnerabilidade de utilizadores das vias e 71 por cento na assistência de segurança.
Em comunicado, o diretor de programa da Euro NCAP, Aled Williams, comentou: “É gratificante ver os fabricantes automóveis empenhados para excelência geral no que toca à segurança. Pode parecer um cliché dizer que não há nada como um mau carro, porque ainda há, mas seguramente há mais carros seguros do que nunca. Para os clientes, quando procuram o próximo carro, a chave é começar com a classificação geral de estrelas da Euro NCAP e, depois, olhar para além disso, uma vez que as pontuações individuais fornecidas nos nossos testes dão uma visão mais detalhada de como um carro supera outro”.
Leia Também: O carro chinês que pode ser rebatizado como Opel
