Estão a chegar a Portugal dois novos SUV da Xpeng: o SUV coupé G6 e o G9. Ambos os modelos são totalmente elétricos, tendo sido apresentados no país em Lisboa esta terça-feira (18 de novembro).
Xpeng G6
O Xpeng G6 está assente numa plataforma de 800 volts e é anunciado com autonomia de até 535 km (ciclo combinado WLTP) graças a uma bateria de fosfato de ferro-lítio com 80,8 kWh nas variantes de tração traseira e longo alcance (RWD Long Range) e tração integral (AWD Performance).
O carregamento dos 10 aos 80 por cento é possível em cerca de 12 minutos, se for realizado a uma potência média de 451 kW. Há duas variantes diferentes de tração traseira, com um motor elétrico: 252 cv e 296 cv (RWD Long Range), ambas com 440 Nm de binário. Na primeira, a bateria é menor, de 68,5 kWh, pelo que a autonomia em ciclo combinado é de até 480 km.
Já a variante de tração integral tem um motor de indução à frente e um motor traseiro, com uma potência máxima de 487 cv. O binário atinge 660 Nm e a aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em apenas 4,13 segundos. A autonomia chega aos 510 km.
Comuns a todas as versões são os sistemas de travagem e de suspensão: discos de travão ventilados à frente e atrás, suspensão dianteira de duplo braço triangular e suspensão traseira multi-link.
O automóvel apresenta um novo difusor traseiro e foi aprimorado do ponto de vista aerodinâmico. Há, também, um spoiler traseiro redesenhado, enquanto a barra de luz Starlight integra os piscas. As cavas das rodas são na cor da carroçaria, havendo seis opções diferentes.
A Black Edition acrescenta acabamentos em preto integral, jantes desportivas escurecidas de 20 polegadas, assim como pinças de travão pretas e logótipos escurecidos. O objetivo é obter “um estilo mais desportivo e sofisticado”.
O Xpeng G6 tem pela primeira vez um habitáculo segundo o conceito Super Star-Ring. O volante e as colunas têm um desenho novo, há espelho retrovisor digital de nove polegadas nas variantes RWD Long Range e AWD Performance, bem como um tablier com efeito em madeira e acabamentos em camurça.
O ecrã tátil central é de 15,6 polegadas, enquanto o painel de instrumentos digital mede 10,25 polegadas. Esteticamente, acrescenta-se uma nova cor interior (cinzento Dark Gray).
Os bancos dianteiros são aquecidos, ventilados e têm função de massagem. Os traseiros são reclináveis em 12 níveis. Há uma bomba de calor de série. A bagageira pode acomodar 571 litros, expansíveis até 1.374 litros se os bancos traseiros forem rebatidos.
Disponível a partir do início de dezembro, o Xpeng G6 terá um preço a partir de 37.950 euros acrescidos de IVA em Portugal.
Xpeng G9
O Xpeng G9© NOX
O Xpeng G9 também é um SUV elétrico, que já está disponível para entrega imediata no país. Assente numa plataforma de 800 volts, apresenta uma bateria de fosfato de ferro-lítio de 79 kWh (variante RWD Standard Range) ou de 93,1 kWh (RWD Long Range e AWD Performance).
A autonomia pode chegar aos 585 km em ciclo combinado WLTP, dependendo da variante. O carregamento dos 10 aos 80 por cento pode ser feito em 12 minutos, graças à tecnologia 5C Supercharging.
As motorizações são três. Duas delas são de tração traseira com um motor: alcance padrão, com até 502 km de autonomia; longo alcance, com até 585 km de autonomia. A outra é de tração integral, com um motor em cada eixo e uma autonomia que pode chegar aos 540 km. A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se, neste caso, em 4,2 segundos, com a velocidade máxima a ser de 200 km.
A suspensão dianteira de duplo braço triangular e a suspensão traseira multi-link equipam todas as versões, assim como os discos de travão ventilados à frente e atrás num sistema de travagem desportivo.
De linhas minimalistas, o Xpeng G9 estreia uma grelha dianteira nova e está equipado de série com jantes de liga leve de 20 polegadas. Há seis opções de cores.
A Black Edition acrescenta jantes desportivas escurecidas de 21 polegadas, acabamentos exteriores em preto, pinças de travão cor-de-laranja e logótipos escurecidos.
O habitáculo, com quatro ambientes diferentes (o Coffee Brown castanho é novo), tem dois ecrãs de infoentretenimento de 14,96 polegadas.
Encontram-se bancos em pele Nappa genuína no Pack Premium Seat & Audio – que também inclui sistema de massagem de dez pontos. Os bancos traseiros são reclináveis eletricamente, aquecidos, ventilados e integram função de massagem.
Os ocupantes podem usufruir de um tejadilho panorâmico triplo em vidro prateado. A bagageira pode transportar 660 litros (ou até 1.576 litros, se os bancos traseiros forem rebatidos). À frente, no lugar do motor nos modelos de combustão, há um compartimento com 71 litros de capacidade.
O novo Xpeng G9 já está disponível para entrega em Portugal. O SUV do fabricante chinês custa a partir de 50.800 euros, acrescidos de IVA.
Leia Também: Fabricantes chineses continuam a crescer. Xpeng anuncia recorde de vendas
