O novo Cupra Leon VZ é o Leon de tração dianteira mais potente de sempre até hoje. Com produção limitada a 1.500 unidades globalmente, é um hatchback inspirado pelas corridas.
Está assente na plataforma MQB Evo. Tem um motor turbocomprimido a gasolina 2,0 litros, com 325 cv de potência e 420 Nm de binário. É o mesmo do Leon VZ TCR recentemente anunciado, com produção limitada a 499 unidades – pelo que ambos partilham o título de Leon mais potente de tração frontal fabricados até hoje.
O TCR é vocacionado para as pistas, como mostram elementos distintivos (spoiler, splitters ou difusor, tal como a decoração, por exemplo).
Este hatchback conta com uma caixa automática DSG de dupla embraiagem e sete velocidades, bloqueio de diferencial dianteiro eletrónico com base nos dados do ângulo de direção, velocidade das rodas e guinada.
A velocidade atinge os 270 km/h, sendo possível demorar 5,4 segundos entre os 0 e os 100 km/h. Há direção progressiva e controlo adaptativo do chassis, que ajusta o automóvel às condições da estrada em milissegundos. Encontram-se quatro tubos de escape.
O sistema de travagem da Akebono inclui pinças de seis êmbolos, enquanto as suspensões são MacPherson à frente e multi-link atrás.
O automóvel, de aparência dinâmica, tem um interior marcado por acabamentos escuros em cromado.
Sven Schuwirth, vice-presidente da Cupra para vendas, marketing e pós-vendas, comentou: “Com o novo Cupra Leon VZ, pegámos no nosso veículo mais dinâmico e levámo-lo à sua derradeira expressão. O motor 2,0 litros turbocomprimido, inspirado pelo nosso sucesso nas corridas, é o coração pulsante deste hatchback de alto desempenho, entregando potência pura e sem restrições e uma experiência de condução emocional”.
Leia Também: Markus Haupt define planos de crescimento e lançamento para a Cupra
