Sem categoria BMW i5 eDrive 40: Testámos esta berlina elétrica e o som impressionou-nos

BMW i5 eDrive 40: Testámos esta berlina elétrica e o som impressionou-nos


A gama elétrica da BMW é cada vez mais diversa, e uma das propostas atualmente no mercado é o BMW i5 eDrive 40 Berlina. O Auto ao Minuto teve a possibilidade de o experimentar.

 

Andámos com o carro bávaro durante quatro dias. Consideramos que tem um desenho elegante, automaticamente identificável como sendo da BMW. Fizemos uso do mesmo essencialmente em deslocações interurbanas e urbanas, que percorreram estradas nacionais, autoestradas e diferentes situações de tráfego. Foram dias com tempo agradável e ameno.

Antes de continuarmos, devemos dizer que atualmente o BMW i5 eDrive 40 está disponível em Portugal para venda com um preço anunciado a partir de 73.500 euros no site da marca.

Um carro intuitivo

Vamos começar pela interação com o automóvel. Mal entrámos, encontrámos uma interface muito intuitiva, quer ao nível dos controlos físicos dispostos de forma clara, quer no ecrã central digital. Este é de grandes dimensões, ligeiramente orientado para o condutor, e tem permanentemente acessíveis controlos e menus essenciais como a climatização.

O painel de instrumentos não só é de leitura fácil, como também multifacetado. O condutor pode escolher entre diversas informações conforme as suas preferências e necessidades, alterando também os gráficos conforme o modo de condução selecionado.

A consola central, de grandes dimensões e com espaço de arrumação para acessórios, concentra comandos importantes para a condução (como o ligar/desligar o automóvel, acesso aos modos de condução My Modes, ajuda ao estacionamento, travão de estacionamento ou auto hold), como também às funções de multimédia e navegação.

Modos de condução envolventes

Painel de instrumentos do BMW i5© Notícias ao Minuto  

Existem vários modos de condução: Personal, Sport, Efficient, Expressive, Relax, Digital Art. E não só influenciam o comportamento e a dinâmica do automóvel, como sobretudo envolvem os ocupantes de formas diferentes através da sonoridade e iluminação.

De facto, o ambiente interior tanto pode ser mais silencioso e escuro (Relax), como mais emocionante e desportivo (com o modo Sport ativado).

No modo que deixa o habitáculo mais silencioso, foi também possível perceber que há um bom isolamento sonoro face a ruídos como o vento exterior.

Sentimos que o som ambiente do modo Relax fica um pouco repetitivo e monótono, enquanto no modo Expressive a banda sonora torna-se especialmente extravagante – assim como as cores, com tons de amarelo e azul a dominarem.

O modo Efficient privilegia a maximização da autonomia e minimização dos consumos, sendo que o azul claro associado torna o habitáculo mais “leve”. Ao ser ativado, a autonomia estimada aumenta logo. No entanto, para ativar a poupança máxima no painel central, são exigidos alguns passos – o que não é prático enquanto se conduz, pois requer algum desvio do olhar.

Devemos dizer que o modo Sport foi aquele que mais utilizámos. O BMW i5 torna-se especialmente vivo, com respostas mais diretas e emocionantes para o condutor mesmo a velocidades mais baixas – em particular aliado à função Boost, que acrescenta binário por 10 segundos e permite acelerar em menor tempo.

O ruído, mais estridente em acelerações e travagens, fez-nos lembrar motores de combustão de automóveis de outros tempos. E aproveitamos aqui para destacar os BMW Iconic Sounds, com o toque de Hans Zimmer, que constituem a banda sonora deste automóvel completamente elétrico e nos impressionaram pela positiva.

Também é possível personalizar parâmetros como a iluminação ambiente, através do modo Personal.

Outro recurso da unidade que testámos foi o modo motriz B, em que a travagem regenerativa pareceu-nos ter um efeito muito intenso – nada que custe a habituar.

Autonomia

A parte da frente do habitáculo do BMW i5© Notícias ao Minuto  

Começámos a conduzir com a bateria a 100 por cento e 2.931 km acumulados. Depois de cerca de 340 km, a bateria desceu a 27 por cento, dando para mais cerca de 150 km. Confessamos que a autonomia, anunciada nos 626 km em ciclo urbano, ficou um pouco aquém das nossas expectativas – mesmo descontando o facto de termos usado frequentemente o modo Sport sem nos preocuparmos tanto com os consumos na nossa condução.

Experimentámos o automóvel numa altura em que foram furtados vários cabos de carregamento de postos públicos na zona onde utilizámos este i5. Assim, foi-nos difícil encontrar disponibilidade de oferta para experimentar as capacidades de carregamento rápido.

Ainda conseguimos deixar o carro à carga num posto público durante cerca de meia hora, sendo possível repor dos 27 aos 41 por cento – mas muito longe de podermos aproveitar os 205 Kw de velocidade de carregamento máximo, que daria para repor dos 10 aos 80 por cento no mesmo intervalo de tempo.

Experiência a bordo

Por dentro do BMW i5© Notícias ao Minuto  

O BMW i5 eDrive 40 Berlina é um automóvel de tração traseira, com 340 cv de potência e uma bateria com capacidade líquida de 81,2 kWh. A autonomia anunciada pode chegar a mais de 600 km em ciclo WLTP combinado.

Este é um carro que pesa mais de duas toneladas, que se sentem na dinâmica em curva e em travagem. No entanto, no geral, sentimos um automóvel equilibrado e com direção precisa, assim como seguro e estável a cada momento.

A aceleração faz esquecer o peso elevado. Aliás: o desafio foi gerir o acelerador para não sairmos disparados, em especial no caso de utilização de Boost em aceleração. Diríamos, também, que a suspensão não é propriamente macia.

O interior tem materiais suaves ao toque, tanto nos bancos – confortáveis – como no volante, que proporciona uma boa aderência às mãos e um posicionamento correto das mesmas. No início, sentimos a posição de condução muito baixa, mas rapidamente nos habituámos.

Os sistemas de assistência à condução não dececionaram, sendo-nos as câmaras de estacionamento e o cruise control especialmente úteis e práticos.

Também experimentámos sentar-nos, com o carro parado, nos bancos traseiros, comprovando que são espaçosos. Os passageiros que se sentam atrás usufruem de tomadas USB-C para carregar dispositivos e, à frente, há uma bandeja para carregamento sem fios.

Há espaços de arrumação interiores que permitem levar vários acessórios a bordo comodamente – e ocultos de olhares indiscretos quando deixamos o veículo estacionado, graças ao compartimento por baixo do apoio de braços central. Quanto ao porta-bagagens, é espaçoso com os seus 490 litros.

O volante multifunções permite ajustar o modo de limitação de velocidade ou cruise control, a velocidade máxima definida, tal como a gestão da reprodução multimédia e chamadas telefónicas em toques fáceis com os polegares, sem desviar do mais importante – o controlo da direção.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

 

BMW i5 eDrive 40

MOTOR

Posição
Traseira

Potência
340 cv

Binário
400 Nm

TRANSMISSÃO

Tração
Traseira

Caixa de velocidades
Automática

CHASSIS

Suspensão
FR: Duplo A; TR: Cinco eixos, duplo elástico

Travões
FR: Discos ventilados, pinça fixa de quatro êmbolos; TR: Discos ventilados, pinça flutuante de um êmbolo

Direção
Assistida eletricamente, com função servotrónica e rácio variável

DIMENSÕES E CAPACIDADES

Comp. x Larg. x Alt.
5.060 mm / 1.900 mm / 1.515 mm

Distância entre eixos
2.995 mm

Capacidade da mala
490 l

Rodas
FR/TR: 245/45 R19 102Y XL (8.5jx19”)

Peso
2.205 kg

PRESTAÇÕES E CONSUMOS

Velocidade máxima
193 km/h

0-100 km/h
6,0s

Consumo misto
14,7- 18 kWh/100 km

Autonomia
513 – 626 km

Emissões CO2
0 g/km

8

0-10

ANÁLISE

 

De condução agradável e simples e interação intuitiva com os controlos físicos e digitais, o BMW i5 eDrive 40 revelou-se uma alternativa credível a um Série 5 de combustão. É um automóvel emotivo, focado no condutor, sem deixar de ser capaz e confortável para viagens mais longas com passageiros. Sentimos que a autonomia ficou um pouco aquém das expectativas e a suspensão não é das mais suaves, enquanto o preço nos parece um pouco exagerado. Não são contras comprometedores do carro que, no geral, nos parece competente para o que se propõe.

Carro bem equilibrado e reativo para o seu peso (mais de 2 toneladas)
Design bem conseguido e elegante
Modos de condução criam experiências muito diferentes a bordo

Suspensão poderia ser um pouco mais eficaz
Preço
Autonomia algo aquém do esperado

 

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