A firefly é uma das novas marcas chinesas de carros elétricos que chega agora a Portugal. Introduzida pelo Grupo JAP, começa com um modelo que tem duas variantes.
O veículo, conhecido como firefly, está assente na nova plataforma FT1. Tem um formato oval e é fabricado com materiais sustentáveis como plásticos reciclados. É um modelo para a mobilidade citadina, que na versão Comfort conta com um tejadilho panorâmico de um metro quadrado. Há cinco cores disponíveis: Lavanda, Pedra Vulcânica, Grafite, Areia e Mármore.
Em termos de desempenho, há um motor síncrono de íman permanente que debita 105 kW (141 cv) de potência. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em 8,1 segundos e a autonomia WLTP anunciada é de 330 km. Em 29 minutos, é possível repor o nível de energia dos 10 aos 80 por cento. Encontra-se um sistema de suspensão MacPherson à frente e multilink atrás.
Por dentro, o carro também emprega materiais reciclados, incluindo o poliéster 100 por cento reciclado que reveste os bancos e painéis das portas. Os bancos dianteiros e o volante são aquecidos na variante de entrada (Select), sendo que em Comfort os bancos da frente são elétricos, ventilados e ganham função de massagem. É, ainda, acrescentado o sistema de fragância Luminescent Glow.
O firefly surge com sistema de som Dolby Atmos de 14 altifalantes e 256 cores para a iluminação ambiente. O assistente de inteligência artificial Lumo apoia o condutor nos comandos diversos, incluindo navegação e multimédia, entre outras funcionalidades.
O sistema operativo Aster suporta o ecossistema digital do automóvel, incluindo a navegação. É possível ligar o carro a um smartphone via Android Auto ou Apple CaPlay, para além de gerir funções remotamente através de uma aplicação – incluindo a climatização.
O condutor usufrui de 24 sistemas de assistência à condução e sete de segurança ativa (como o controlo de tração ou o ABS). Há sete airbags de série, que reforçam a segurança e proteção da bateria.
Os preços
No lançamento, o firefly Select está disponível a partir dos 29.900 euros, subindo depois o preço para 30.900 euros. Já o Comfort entra no mercado por 31.490 euros, aumentando mais tarde para 32.490 euros.
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